Jornal de Angola

Contratos relançam a produção do país

-

A Guiné Equatorial assinou este mês vários contratos petrolífer­os com companhias estrangeir­as, congratula­ndose com o relançamen­to do sector no país, após a queda dos preços do petróleo bruto em 2014.

A companhia britânica Ophir Energy e a norte-americana Kosmos Energy assinaram, a 12 de Outubro, com a empresa petrolífer­a nacional da Guiné Equatorial, GEPetrol, contratos de “partilha de produção”, informou na terça-feira o Governo na sua página da internet.

Estes contratos referemse aos blocos EG24 para a Ophir Energy e aos S,W e EG21 da Kosmos Energy, precisou o Governo. A Ophir Energy está igualmente envolvida com a GEPetrol na implementa­ção do maior projecto de produção e transforma­ção de gás do bloco R, denominado “Fortuna”, num local “offshore” situado a oeste da ilha de Bioko, indica o texto.

Estes novos contratos “inscrevem-se no quadro da reactivaçã­o da actividade de exploração petrolífer­a e consequent­emente da produção na Guiné Equatorial”, segundo o comunicado. Este país petrolífer­o da África Central, de cerca de um milhão de habitantes, sofre ainda as consequênc­ias da queda dos preços do petróleo em 2014.

Com uma produção de cerca de 250 mil barris por dia em 2015, o país tornouse, em Maio de 2015, oficialmen­te membro da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP). Em meados de Agosto, o Governo guineense anunciou as previsões da queda em 21 por cento da sua produção petrolífer­a em 2018, resultando num novo recuo do PIB (produto interno bruto).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola