Jornal de Angola

Registo dos nomes feito sem barreiras

- Osvaldo Ferraz

As dificuldad­es que os técnicos da Justiça e dos Direitos Humanos enfrentam para registar os nomes dos cidadãos que chegam às conservató­rias de Malanje podem chegar ao fim, com a elaboração da lista onomástica, disse ontem o delegado provincial em exercício do sector.

Nelson Lages disse que uma equipa de pesquisado­res está a realizar um trabalho de pesquisa de antropónim­os nacionais para a elaboração da lista onomástica.

Para isso, membros do Governo Provincial, da sociedade civil, autoridade­s tradiciona­is e religiosas e investigad­ores nacionais estão reunidos, em Malanje, para traçarem mecanismos que visam investigar os antropónim­os, no sentido de compreende­r os significad­os dos nomes e explicar a sua origem, evolução e variação. Com este trabalho de pesquisa, o delegado provincial em exercício da Justiça acredita que os problemas ligados ao registo, que é um dos grandes objectivos do encontro, ficam diminuídos.

João Pacheco Lages disse que depois de feitas as investigaç­ões dos antropónim­os, podem conhecer-se igualmente os hábitos e costumes de cada povo, em função do lugar de origem dos mesmos.Considerou que os nomes representa­m a identifica­ção de uma pessoa, olhando para a dimensão muito mais abrangente do ponto de vista antropológ­ico, social e cultural.

O delegado da Justiça em exercício realçou ser preocupaçã­o do ministério de tutela a questão dos nomes, daí realizar o processo de pesquisa dos mesmos.

 ??  ?? EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Decorre trabalho para se conhecer o significad­o dos nomes
EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Decorre trabalho para se conhecer o significad­o dos nomes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola