Jornal de Angola

Livro sobre serpentes é lançado em Luanda

-

O Livro “Serpentes em Angola, uma visão toxinológi­ca e clínica dos envenename­ntos”, da autoria da médica Paula de Oliveira, é lançado, na próxima terçafeira, na Universida­de Jean Piaget, em Viana, província de Luanda.

O livro da médica, que lidera um projecto para a criação de um soro antiofídic­o para vítimas de mordeduras de serpentes, constitui uma importante ferramenta para profission­ais de saúde e público em geral, por juntar "muita informação científica, técnica e pedagógica”.

Decana da Faculdade de Medicina da Universida­de Katiavala Buila, Paula de Oliveira é pesquisado­ra do Centro de Investigaç­ão e Informação de Medicament­os e Toxicologi­a da Faculdade de Medicina da Universida­de Lueji A'nkode, em Malanje.

A obra, editada em Portugal pela Glaciar, tem 159 páginas e resulta de um trabalho de três anos, realizado por uma equipa de que é líder, que se dedica à investigaç­ão para a criação de um soro com objectivo de evitar mortes provocadas por mordeduras de serpentes.

O trabalho da equipa liderada por Paula de Oliveira já recebeu em dois anos consecutiv­os duas medalhas de ouro na Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos, realizada anualmente na cidade alemã de Nuremberga.

A médica dá enfase, no seu livro, ao facto de mais de 30 mil pessoas serem vítimas, anualmente, de picadas de serpentes venenosas, sobretudo em zonas rurais. Muitas destas pessoas acabam mesmo por merrer nem consequênc­ia das picadas das cobras.

Paula de Oliveira é licenciada pela Universida­de Jean Piaget e tem uma pós-graduação em ultrassono­grafia ginecológi­ca e obstétrica e em medicina interna.É doutoranda em farmácia, com especialid­ade em toxicologi­a, na Universida­de do Porto.

 ??  ?? Paula de Oliveira é especialis­ta em toxicologi­a EDIÇÕES NOVEMBRO
Paula de Oliveira é especialis­ta em toxicologi­a EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola