Jornal de Angola

Dislexia afecta milhões de pessoas

-

Pesquisado­res franceses acreditam ter encontrado uma causa anatómica e aparenteme­nte tratável da dislexia, que estaria localizada em minúsculas células receptoras de luz nos olhos, revela um estudo divulgado ontem.

Entre as pessoas que não estão afectadas por essa disfunção que afecta a leitura, esses receptores não têm a mesma forma em ambos os olhos: são assimétric­os.

Quando a pessoa vê uma imagem, o cérebro escolhe o sinal enviado pelo olho dominante - o ser humano tem um que prevalece sobre o outro - para recriá-la.

Já nos disléxicos essa zona é simétrica nos dois olhos, segundo o estudo publicado na revista “Proceeding­s of the Royal Society B”.

Isso faz o cérebro ter a incapacida­de de escolher entre os dois sinais enviados por ambos os olhos, o que explicaria a confusão que os disléxicos sofrem na hora de ler e escrever, por exemplo, as letras b e d.

“As nossas observaçõe­s permitem-nos pensar que encontramo­s uma causa potencial da dislexia”, disse um dos autores do estudo, Guy Ropars, da Universida­de francesa de Rennes.

Guy Ropars e o seu colega Albert Le Floch chegaram a essas conclusões, comparando dois grupos de 30 estudantes, um disléxico e outro não. O tratamento também pode estar ao alcance da mão. “Descobrimo­s que há um intervalo de tempo entre a imagem primária” vista pelo olho e a “imagem-espelho”, recriada pelo cérebro.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Dislexia é uma disfunção que pode afectar a leitura
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Dislexia é uma disfunção que pode afectar a leitura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola