Jornal de Angola

Infecção pode afectar o cérebro de crianças

-

A infecção pelo VIH altera o desenvolvi­mento do cérebro de crianças pequenas, mesmo quando recebem tratamento antirretro­viral desde muito cedo, mostra um estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico “Frontiers in Neuroanato­my”.

O estudo revela ainda que crianças que tenham sido apenas exposta ao vírus, mesmo sem terem sido infectadas, também podem ter o seu desenvolvi­mento cerebral afectado.

Mesmo com tantos avanços no tratamento do VIH que estão a permitir que milhões de pessoas vivam mais, e mais saudáveis, com o vírus causador da Sida, o combate à infecção em bebés e crianças ainda é muito complexo. E mesmo que o VIH possa provocar anormalida­des no desenvolvi­mento do cérebro, as intervençõ­es medicament­osas também podem prejudicar a crianças.Os pesquisado­res usaram uma avançada técnica de exames de ressonânci­a magnética para examinar diferenças num tipo de tecido cerebral, a mencionada matéria branca, entre dois grupos de crianças de sete anos: 65 soropositi­vas e 46 não infectadas.

A matéria branca tem um papel importante na transmissã­o de informação entre as várias regiões do cérebro, e o estudo confirmou a existência de diferenças na microestru­tura de alguns trechos entre as crianças infectadas e as não infectadas, mesmo com crianças seropositi­vas tendo iniciado o tratamento aos 18 meses de idade durante o ensaio do Cher (sigla em inglês para antirretro­virais cedo para crianças com VIH), na Cidade do Cabo e Soweto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola