Jornal de Angola

O antigo monumento africano

-

Um obelisco é um monumento comemorati­vo, típico do Antigo Egipto, constituíd­o por um pilar de pedra em forma quadrangul­ar alongada e subtil, que se afunila ligeiramen­te em direcção à sua parte mais alta, normalment­e decorado com inscrições hieroglífi­cas gravadas nos quatro lados, terminando com uma ponta piramidal.

Os mais antigos obeliscos eram feitos a partir de apenas uma peça de pedra, ou seja, eram monólitos.

O obelisco no antigo Egipto era um termo que foi sinónimo de “protecção” ou “defesa.” A agulha de pedra tinha a função de perfurar as nuvens e dispersar as forças negativas que sempre ameaçavam acumular-se, na forma de tempestade­s visíveis ou invisíveis e foi colocada sobre o templo como um símbolo de um raio petrificad­o do disco solar. O termo “obelisco” vem do grego obeliskos, ou seja, “pilar” “apontar.” É uma pedra que é frequentem­ente monolítica, de uma base quadrangul­ar, colocada em posição vertical que termina com uma pirâmide (pyramidion) no seu topo. Foi colocado no centro de grandes espaços abertos, nos templos do deus solar RA. Surgiu na época do período pré-dinástico de cultos, para uma grande pedra sagrada que foi levantada no templo de Heliópolis, a “Cidade do Sol.” Tal como acontece com as pirâmides, este monumento tinha uma relação primitiva com o culto solar. Como regra geral, os obeliscos foram erigidos em pares e serviam para proteger o templo magicament­e.

O obelisco é composto por duas partes: o corpo e a pirâmide. O corpo é um bloco longo de uma secção de tronco cónico e a pirâmide simboliza os raios do sol. O topo é o ponto de uma formação de pirâmide que coroa o monólito que repousava sobre uma base. Foi banhado em ouro, um metal que os egípcios afirmam que foi a “carne dos deuses.” Os obeliscos são oriundos das pedreiras de granito de Assuão. Neste local, ainda não foi extraído um obelisco na camada de rocha. Para 1.200 toneladas, teria sido mais alto, 41,70 metros, mas foi abandonada para o trabalhado­r, devido ao aparecimen­to de fissuras na pedra. Pode ter sido o jogo para o obelisco lateranens­e a razão da existência de apenas um em Karnak.

Karnak ou Carnaque é um templo do antigo Egipto. Designado o templo principal destinado ao deus Amon-Rá, como também tudo o que permanece do enorme complexo de santuários e outros edifícios, resultado de mais de dois mil anos de construçõe­s e acrescento­s. Este complexo abrange uma área de 1,5 x 0,8 km.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola