Jornal de Angola

Escritora canadiana recebe Franz Kafka

-

A romancista, poetisa e ensaísta canadiana Margaret Atwood recebeu o prémio internacio­nal Franz Kafka 2017, que recompensa o “trabalho de toda a sua vida”, durante uma cerimónia organizada na terça-feira, em Praga, pela Sociedade Franz Kafka.

“Este prémio é muito especial para mim porque o primeiro ensaio independen­te que escrevi versava sobre Franz Kafka, nos anos 1950”, contou Atwood à AFP.

“Nessa época eu tinha lido a biografia de Franz Kafka e toda a sua obra, e lembro dela muito bem”, acrescento­u a escritora e activista ambiental, de 77 anos.

Atwood escreveu 17 romances, sete livros infantis e cerca de 20 livros de poesia, e foi traduzida para cerca de 50 idiomas. No seu romance mais conhecido, “O Conto da Aia” (título original: “The Handmaid’s Tale”), Atwood descreve um futuro apocalípti­co de uma sociedade dominada por uma seita que transforma as mulheres férteis em escravas sexuais.

Este livro de ficção, publicado em 1985, inspirou um filme, um ballet, uma ópera e uma série de televisão.

Margaret Eleanor Atwood nasceu em Ottawa no dia 18 de Novembro de 1939. É uma escritora canadiana que actua como romancista, poetisa, contista e ensaísta. É reconhecid­a com inúmeros prémios literários internacio­nais importante­s. Recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta distinção no seu país. Em 2001, ela foi incluída na calçada da Canada’s Walk of Fame de Toronto. Muitos dos seus poemas foram inspirados por contos de fadas europeus e mitologias euro-asiáticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola