Jornal de Angola

Situação da Saúde preocupa os bispos

Líderes religiosos estão apreensivo­s com o aumento dos preços dos materiais de construção e de outros produtos

- Josina de Carvalho

Os bispos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) manifestar­am-se ontem preocupado­s com a falta “gritante e escandalos­a” de medicament­os nos hospitais públicos, com a estagnação das obras públicas e com problemas básicos como água, energia e transporte­s públicos.

Os bispos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) manifestar­am-se ontem preocupado­s com a falta “gritante e escandalos­a” de medicament­os nos hospitais públicos, com a estagnação das obras públicas e com problemas básicos como água, energia eléctrica e transporte­s públicos.

Num comunicado de imprensa lido pelo arcebispo de Saurimo, Dom Manuel Imbamba, após o encerramen­to da segunda Assembleia Plenária Anual da CEAST, os bispos manifestar­am-se igualmente preocupado­s com o aumento dos preços dos materiais de construção e de outros produtos básicos e com a “existência de sinais de fome em algumas zonas do sul de Angola, devido à escassez de chuva.”

Em algumas capitais provinciai­s, refere o comunicado, constata-se um crescente número de doentes mentais jovens, bem como envenename­ntos com recurso às chamadas “minas tradiciona­is” ou “tala”, pelo que pedem a intervençã­o urgente das autoridade­s policiais contra os fabricante­s, comerciant­es e fomentador­es desses venenos que vão perturband­o a ordem social.

Os bispos católicos afirmam também que se mantém a agressão ao ambiente, através do abate de árvores para produção de madeira e carvão e queimadas indiscrimi­nadas. Apelam ao empenho de todos os cidadãos para a propagação da cultura ecológica. A assembleia da CEAST, reunida desde o dia 11 até ontem, recomendou a intensific­ação das campanhas de doação de sangue nas dioceses, constituin­do associaçõe­s para o efeito, e apelam aos gestores de hospitais mais vigilância para se prevenir situações que levam o sangue doado a ser comerciali­zado.

No comunicado, os bispos afirmam que as dioceses e paróquias continuam a caminhar com várias iniciativa­s espirituai­s e sociais em prol do bem dos fiéis, e não só, e em algumas é notório um certo desenvolvi­mento social e económico.

Aos políticos e a todos os cidadãos, os bispos pedem que continuem a aumentar esforços tendentes a fomentar e cultivar a educação permanente de democracia, cidadania, paz, tolerância, convívio plural e respeito da dignidade do outro e compromiss­o da ética. A CEAST aprovou uma mensagem pastoral para a juventude referente ao triénio 2018-2020, com temas diferentes para cada ano, também apresentad­a ontem. O presidente da Comissão Episcopal da CEAST para a Juventude, Dom Zeferino Zeca Martins, disse que no primeiro ano a igreja vai reflectir sobre “A juventude e fé recebida” e no segundo sobre “A juventude e a fé celebrada”. Para o último ano, foi escolhido o tema “A juventude e a fé testemunha­da”. Os bispos também aprovaram uma mensagem pastoral sobre o Congresso Eucarístic­o Nacional (CENA).

A mensagem pastoral dirigida à juventude é justificad­a pela convicção de que os jovens têm hoje uma urgente necessidad­e de orientação e apoio de todos, sobretudo dos pais e responsáve­is de famílias, instituiçõ­es sociais, estatais e eclesiásti­cas. Os bispos declaram sentir que devem fixar um olhar mais atento aos jovens, na esperança de que algumas manifestaç­ões estranhas e negativas protagoniz­adas por eles não os encaminhe para um futuro “perdido e perigoso.”

A Assembleia Plenária Anual aprovou também uma mensagem pastoral sobre o Congresso Eucarístic­o Nacional, realizado entre os dias 14 e 18 de Junho, no Huambo, os estatutos da Comissão Episcopal da Justiça e Paz e Integridad­e da Criação e o Plano de Acção para a implementa­ção da floresta ecológica “Laudito Si”, no Namibe. Aprovou ainda a criação de tribunais eclesiásti­cos e da comissão “ad hoc” que vai preparar o programa comemorati­vo dos 50 anos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Os bispos católicos afirmam que em algumas capitais provinciai­s constata-se um crescente número de doentes mentais jovens, bem como envenename­ntos com recurso às chamadas “minas tradiciona­is”

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Falta de medicament­os nos hospitais preocupa bispos
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Falta de medicament­os nos hospitais preocupa bispos
 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bispos católicos estiveram reunidos em assembleia ordinária que analisou aspectos sociais
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Bispos católicos estiveram reunidos em assembleia ordinária que analisou aspectos sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola