Jornal de Angola

Refugiados na Líbia vítimas de abusos

-

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) denunciou a existência de mais de 14,5 mil migrantes e refugiados detidos por contraband­istas em diferentes locais na Líbia. Entre os refugiados estão recémnasci­dos.

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) revelou que tem atendido as necessidad­es urgentes de mais de 14,5 mil migrantes e refugiados detidos por contraband­istas em diferentes locais na Líbia.

O porta-voz da agência, Andrej Mahecic, declarou em Genebra que equipas actuam há mais de uma semana em campos agrícolas, residência­s e armazéns dentro e nos arredores da cidade costeira de Sabratha.

O pessoal do terreno relata “um sofrimento humano e abusos em dimensão chocante” de refugiados e migrantes que sofreram abusos em mãos de contraband­istas, que incluem mulheres grávidas e recém-nascidos.

Centenas de pessoas estariam sem roupa ou sapatos e outras a precisar de cuidados médicos urgentes para ferimentos de balas e outros sinais visíveis de abusos. Entre os resgatados há ainda refugiados e migrantes com “sinais visíveis de trauma”. A maioria deles disse ter sofrido abusos que incluem violência sexual e de género, trabalho forçado e exploração sexual.

As autoridade­s líbias calculam que cerca de 6 mil pessoas estão detidas por contraband­istas. Se o total for confirmado, o número de refugiados e migrantes ultrapassa 20.500, contando com os que vivem em centros de detenção oficiais.

O grupo de imigrantes foi levado para um hangar na área de Dahman, em Sabratha, que servia de centro de agrupament­o desde o início da crise. Desses locais, os refugiados e os migrantes foram transferid­os pelas autoridade­s para os centros oficiais de detenção onde agências humanitári­as prestam assistênci­a essencial.

A prioridade do ACNUR é identifica­r refugiados e pedir a sua libertação. A agência entregou mais de 15 camiões de itens de auxílio que incluem colchões, cobertores, kits de higiene e roupa de Inverno.

 ?? MOHAMUD TURKIA | AFP ?? Refugiados africanos sofrem nas mãos de contraband­istas
MOHAMUD TURKIA | AFP Refugiados africanos sofrem nas mãos de contraband­istas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola