Jornal de Angola

Chefe de Estado está em Brazzavill­e

-

O Presidente da República, João Lourenço, está em Brazzavill­e para passar hoje ao seu homólogo do Congo, Sassou Nguessou, a presidênci­a da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL)

O Presidente da República, João Lourenço, está desde ontem em Brazzavill­e (República do Congo), para participar hoje na sétima Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

João Lourenço deixou ontem Luanda ao meio da tarde. A apresentar cumpriment­os de despedida ao Estadista angolano estiveram, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, os presidente­s da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do Tribunal Constituci­onal, Rui Ferreira, e membros do Governo.

Na Cimeira de Brazzavill­e, Angola vai passar o testemunho da presidênci­a de dois anos da CIRGL para a República do Congo, país com o qual mantém relações de amizade e cooperação em vários domínios.

Esta é a primeira deslocação oficial do Chefe de Estado angolano ao exterior, desde a sua investidur­a ao cargo, no passado dia 26 de Setembro, na sequência das eleições gerais de 23 de Agosto.

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, afirmou ontem, em Brazzavill­e, que há uma grande expectativ­a em torno do discurso a ser proferido por João Lourenço, na qualidade de presidente cessante da CIRGL.

O chefe da diplomacia angolana, que falava à imprensa, considerou positivo os dois mandatos que Angola teve a frente daquela organizaçã­o regional, mas também apontou algumas “situações menos abonatória­s” que vivem alguns Estados membros, designadam­ente a República Centro-Africana, o Burundi e o Sudão do Sul.

Manuel Agusto apontou a os Grandes Lagos como “a região mais em foco”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola