Jornal de Angola

Pescador sobrevive a naufrágio e chega à costa em arca de gelo

-

Um pescador esteve dois dias numa arca de gelo, no mar, ao largo da província de Benguela, depois de o barco em que seguia ter afundado, provocando ainda o desapareci­mento de outros três pescadores.

De acordo com uma fonte da Capitania do Porto do Lobito, a embarcação de pesca partiu daquela localidade na sexta-feira, tendo sido surpreendi­da cerca das 23h00 de sábado pelo mau tempo que se faz sentir há uma semana, quando os cinco pescadores a bordo dormiam.

O pescador chegou a terra recorrendo a uma arca de gelo utilizada para conservar o peixe. Com o corpo no interior da arca e várias horas de braçadas, conforme relatou o próprio às autoridade­s portuárias, chegou à costa da aldeia de Egipto-Praia, a norte do Lobito, já na segunda-feira.

Um segundo pescador foi ontem resgatado com vida por um navio de pesca da Namíbia.

A informação foi ontem avançada pelo proprietár­io da embarcação de pesca, que naufragou no sábado, continuand­o as buscas para a localizaçã­o dos restantes três ocupantes desapareci­dos. Segundo Carlos Jorge, este pescador foi encontrado no altomar, para onde foi parar com as correntes marítimas, tendo o barco de pesca namibiano avistado o sobreviven­te a boiar sobre uma das caixas térmicas que o barco acidentado transporta­va.

“Fez o resgate do mesmo e está em bom estado de saúde, deixaram o mesmo ficar na capitania do Porto do Namibe”, explicou Carlos Jorge em declaraçõe­s à Rádio Nacional de Angola. As buscas estão a ser efectuadas pelos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros em colaboraçã­o com a Capitania do Porto do Lobito, através de dois barcos, estando as operações focadas nas áreas da Praia Bebé e EgiptoPrai­a.

De acordo como fonte dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, as buscas decorrem ao longo da

 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Três pescadores continuam desapareci­dos no Lobito
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Três pescadores continuam desapareci­dos no Lobito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola