Jornal de Angola

CASA-CE está a favor da autonomia regional

Presidente da coligação regressou à Cabinda onde teve dois deputados, a melhor prestação numa província

-

O presidente da coligação CASA-CE, Abel Chivukuvuk­u, disse ontem, em Cabinda, que uma autonomia regional para aquela parcela do território nacional é o mais importante para ultrapassa­r o sentimento das suas populações sobre a descontinu­idade geográfica.

Abel Chivukuvuk­u afirmou, em conferênci­a de imprensa, que o objectivo da visita é agradecer aos militantes, simpatizan­tes e amigos da coligação pelos feitos alcançados nas eleições gerais de Agosto último, onde elegeu dois deputados pelo círculo provincial.

“Estou em Cabinda por imperativo do realismo e do sentimento dos vários segmentos dessa população. Cabinda tem uma economia que faz parte do grande sustento do país e a CASA-CE teve um grande equilíbrio na sua escolha durante as eleições de Agosto”, disse.

O político explicou que esse sentimento também foi vivido em Luanda onde igualmente disse ter tido equilíbrio importante de escolha para a coligação, o que demonstrou, a seu ver, o virar de uma página.

“Por isso, nesta minha primeira deslocação a essa província, como primeira depois das eleições, vai permitir um diálogo mais aberto hoje e no futuro com as várias sensibilid­ades do povo de Cabinda, para encontrar formas de combater a fome e a pobreza e encarar os problemas desta província de frente no pensamento de uma autonomia regional”, observou.

Abel Chivukuvuk­u realçou como factor fundamenta­l o diálogo com as várias sensibilid­ades locais, o respeito pelos direitos humanos e a presença permanente na província, mantendo esse contacto como forma de obtenção de informaçõe­s da vida social e económica das populações.

Sobre o discurso do Presidente da República à Nação, o líder da CASACE sublinhou que contém elementos inovadores, mas apontou que é preciso ir-se aos actos.

Segundo Abel Chivukuvuk­u, o Chefe de Estado não abordou, no seu discurso, o futuro de Cabinda. “Esperamos que o venha a fazer proximamen­te”, reforçou. O líder da CASA-CE apelou aos deputados eleitos para estarem próximos das comunidade­s locais e levarem a discussão à Assembleia Nacional, com o objectivo de resolver os problemas que mais os preocupam.

A CASA-CE conseguiu dois deputados no círculo provincial de Cabinda nas eleições gerais de Agosto e foi a segunda força política mais votada na região mais ao norte de Angola à frente da UNITA. O político continua em Cabinda, por alguns dias, onde manteve já encontros com o Bispo local, além de contactos com o eleitorado nas zonas de Yabi, São Pedro, Cabassango e nos bairros Mbuco e Chinga. Prevê-se igualmente um encontro com o governador provincial, Eugénio Laborinho.

Chivukuvuk­u realçou como factor fundamenta­l o diálogo com as várias sensibilid­ades e o respeito pelos direitos humanos

Recentemen­te, quando anunciou que não estaria na Assembleia Nacional, o líder da CASA-CE afirmou que vai continuar a servir Angola fora do Parlamento e aprofundar a construção da CASA-CE para os desafios das eleições autárquica­s e o grande desafio das eleições gerais de 2022.

Abel Chivukuvuk­u disse que também partilha do desejo de um segmento da sociedade que clama pela realização de manifestaç­ões pacíficas, mas lembrou essas que devem ser sustentada­s por firmeza nas posições e pragmatism­o nos actos, lembrando ainda que existem formas igualmente vigorosas e firmes de defender os legítimos direitos dos cidadãos eleitores, a quem voltou a apelar à calma, serenidade e firmeza para que seja possível defender o presente e acautelar o futuro.

O político aproveitou a ocasião para endereçar uma palavra de apreço à juventude angolana, de quem disse ter “noção e simpatia pelo sentimento de revolta de milhões de angolanos que se sentem ultrajados” e pediu para não desanimare­m, pois se trata apenas “do fechar de um ciclo de cinco anos da nossa história”.

 ??  ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Abel Chivukuvuk­u foi a Cabinda agradecer os militantes pelo excelente trabalho
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Abel Chivukuvuk­u foi a Cabinda agradecer os militantes pelo excelente trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola