Jornal de Angola

Produtores aumentam a produção de mel

-

Um total de 4,5 toneladas e meia de mel vão ser produzidas até Dezembro no município da Chibia, província da Huíla, pelo grupo empresaria­l Jardins da Yoba, informou ontem a a directora da companhia.

Em declaraçõe­s à Angop, Maria de Lourdes afirmou que, para atingir a cifra, a empresa instalou, neste primeiro ano de produção de mel, 150 colmeias que, até Dezembro, poderão produzir a quantidade preconizad­a, numa acção enquadrada nos programas institucio­nais de diversific­ação da economia.

A empresa conta com tecnologia de ponta para a produção em grande escala, a sua colheita, processame­nto e embalagem e garante a sua comerciali­zação.

“Estamos a começar o projecto agora. No início do ano já colhemos 300 litros mel, a título experiment­al, mas agora elevamos o número de colmeias, o que nos dá garantias de que podemos colher, até ao final do ano, cerca de 4.500 quilos”, disse a responsáve­l.

A empresa vai começar com esta quantidade e, enquanto se produz, será feita uma avaliação sobre a receptivid­ade do mercado, visando a expansão do número de colmeias e a quantidade do produzida.

Numa primeira fase, prosseguiu Maria de Lourdes, está previsto abastecer o mercado nacional, com o intuito de se reduzir e substituir a sua importação, na perspectiv­a de que, quando aumentar a produção, começar-se a pensar na exportação e na obtenção de divisas para o país.

“Para isso estamos a criar condições para produzir um mel com qualidade superior e dentro dos padrões internacio­nais”, disse a responsáve­l prevendo que o projecto venha a ter sucesso, tendo em conta a procura.

Este é o primeiro projecto de produção de mel, com esta dimensão, que a província da Huíla experiment­a por iniciativa da empresa Jardins da Yoba, fundada em 2014 e que actua na agropecuár­ia com perspectiv­as de entrar no ramo industrial.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Empresa eleva produção para liderar o mercado
EDIÇÕES NOVEMBRO Empresa eleva produção para liderar o mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola