Jornal de Angola

Projecto angolano com futuro mundial

-

Longe vai o tempo em que jogadores angolanos chegavam à Europa, em particular a Portugal, como desconheci­dos e rapidament­e se afirmavam como craques.

Disto são exemplos, entre outros, Rui Jordão ou Fernando Peyroteo, considerad­o um dos maiores goleadores da história do futebol mundial, com uma média de 1,6 golos por jogo.

Certo é que hoje também nenhum talento chega a uma das dez melhores ligas mundiais, sem ser alvo de relatórios detalhados e que apresentem dados que comprovem que estes jogadores podem fazer a diferença.

A Academia de Futebol de Angola (AFA) distingues­e, desde logo, por ter como patrono o anterior Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Mas outros profission­ais destacam-se nesta estrutura. O director-geral é o hispano-brasileiro José Luís Garrido, que tanto como jogador como director conta já com passagens pelo futebol espanhol e brasileiro. O coordenado­r técnico é o ex-selecciona­dor adjunto da Cataluña, Toni Cortés, cargo que ocupou durante dez anos.

Nos tempos que correm muitos clubes procuram jogadores provenient­es do futebol africano, muito devido ao perfil morfológic­o, o país tem a capacidade de conciliar o lado genético com a paixão existente em todo o território, que leva tantas crianças a jogarem nas ruas desde muito cedo. Gelson Dala é um dos exemplos que singra no futebol português. Mas o objectivo desta academia, AFA, que só trabalha com escalões jovens, é potenciar o talento existente no país, para que jovens jogadores cheguem bem cedo aos melhores clubes mundiais.

Os jogadores da AFA treinam e competem desde os Sub-12 em competiçõe­s nacionais, e participam em torneios internacio­nais. Através deste processo alguns jogadores não têm passado indiferent­es a clubes como o Barcelona e o FC Porto. O Talent Spy e a AFA realizam em Luanda nos próximos dias 9 e 10 de Novembro o segundo Congresso de Futebol.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO AFA trabalha fortemente na formação de novos talentos
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO AFA trabalha fortemente na formação de novos talentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola