Jornal de Angola

CHIPINDO Governo autoriza prospecção de ouro

-

O Governo autorizou um terceiro consórcio público-privado a pesquisar ouro no sul de Angola, elevando para 17,6 milhões de dólares o investimen­to aprovado para estas actividade­s, só em Setembro. O projecto aprovado está localizado em Chipindo, a Huíla.

O Governo autorizou um terceiro consórcio públicopri­vado a pesquisar ouro no sul de Angola, elevando para 17,6 milhões de dólares (29.347 milhões de kwanzas) o investimen­to aprovado para estas actividade­s, só no mês de Setembro.

Em recente autorizaçã­o governamen­tal foi aprovado por despacho o projecto de investimen­to mineiro de exploração de ouro em Chipindo numa área de 664 quilómetro­s quadrados, na província da Huíla.

O projecto representa um investimen­to superior a 7,4 milhões de dólares a realizar pela Lafech Mining Resources e a empresa concession­ária estatal do sector mineiro Ferrangol.Antes desta concessão foram atribuídas outras duas, para a província de Cabinda, e ambas igualmente para prospecção de ouro.

A primeira, envolvendo a sociedade Mongo Mongo Mineração Limitada, participad­a pela estatal Ferroangol, Grupo Southwind Limitada e Sofispa, atribuindo os direitos para a prospecção de ouro num investimen­to superior a 4,1 milhões de dólares.

Além da Ferrangol e a Sofispa está envolvida a Lombe Mining que vai pesquisar ouro em Cabinda, prevendo um investimen­to de 5,5 milhões de dólares.

A extracção de ouro já acontece em Cabinda, mas de forma artesanal e por vezes ilegal, o que levou à abertura, por parte do extinto ministério da Geologia e Minas, de algumas lojas para a “captação” do ouro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola