Jornal de Angola

Polícia trava entrada ilegal de estrangeir­os na fronteira

-

A Polícia de Guarda Fronteira impediu oito tentativas de violação da fronteira que delimita a província do Cunene com a Namíbia, anunciou ontem, em Ondjiva, o portavoz do Comando Provincial da Polícia Nacional.

Os números representa­m menos nove casos em relação a igual período anterior. disse o intendente Nicolau Tuvecalela que indicou que as infracções ocorreram nos troços fronteiriç­os dos marcos 1, 19 e 22, mais concretame­nte nas sub-unidades de Calueque e Namacunde. “A Polícia interpelou 25 cidadãos nacionais, dos quais 12 do sexo feminino, que tentavam transpor a linha de fronteira no sentido Namíbia/Angola e vice-versa.”

Nicolau Tuvecalela explicou que as violações compreende­m a tentativa de fuga ao fisco, na qual foi possível apreender diversas mercadoria­s por descaminho.

Os infractore­s, após o registo e interrogat­ório operativo, foram postos em liberdade, os produtos em pequena escala entregues aos legítimos proprietár­ios, sendo os de maior quantidade sido entregues a Administra­ção Geral Tributária, em Santa Clara.

A província do Cunene partilha 460 quilómetro­s de fronteira com a República da Namíbia, dos quais 340 quilómetro­s terrestres e 120 quilómetro­s fluviais.

Operações em Cabinda

Na província de Cabinda foram detidos 37 estrangeir­os nos últimos sete dias pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), por violação de zonas fronteiriç­as angolanas.

De acordo com o informe semanal da Polícia Nacional, 20 dos detidos são cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC) e 17 da República do Congo.

O documento da Polícia de Guarda Fronteira indica que os estrangeir­os foram detidos quando tentavam violar a fronteira terrestre através dos postos fronteiriç­os do Yema e Massabi. As autoridade­s continuam a realizar operações locais.

 ??  ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandante da Polícia de Guarda Fronteira de Angola
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandante da Polícia de Guarda Fronteira de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola