Jornal de Angola

Centenas de explosivos são retirados no Bengo

-

O Instituto Nacional de Desminagem destruiu ontem 468 engenhos explosivos não detonados na localidade do Icau, município do Dande, província do Bengo.

Entre os engenhos destruídos constam dez minas anti-pessoal, uma mina antitanque, 139 projécteis, 12 roquetes, 15 munições, 33 granadas e 224 munições diversas de baixo calibre.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final do acto, o chefe da Brigada do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Paulo Kangandjo, explicou que os referidos engenhos explosivos não detonados foram recolhidos no projecto agrícola industrial da Quiminha, (Icolo e Bengo/Luanda), Úcua (Dande), Mabubas, Barra do Dande e Nambuangon­go.

As acções de remoção dos engenhos explosivos não detonados, frisou, vão continuar na província do Bengo, sobretudo nos municípios dos Dembos, de Bula Atumba, de Nambuangon­go e na comuna do Úcua (Dande).

Paulo Kangandjo apelou a população para informar as autoridade­s sempre que se depararem com estes meios letais, a fim de evitar acidentes, tendo aconselhad­o as comunidade­s a não mexerem em qualquer objecto estranho.

O oficial de ligação da Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a (CNIDAH) no Bengo, Florentino Quileba, afirmou que a instituiçã­o está a trabalhar com os administra­dores municipais e comunais no processo de levantamen­to das zonas de risco. O CNIDAH tem trabalhado com o INAD na recolha de engenhos explosivos, em serviços pontuais e no atendiment­o dos pedidos das administra­ções municipais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola