Jornal de Angola

“A pretensão do Comité Olímpico Internacio­nal é evitar estabelece­r concorrênc­ia”

-

E o futebol. Por que terá o desporto rei pouca representa­tividade no olimpismo angolano?

Até ao momento, o futebol ainda não tem, ao nível do olimpismo, o poder mediático que tem, por exemplo, nos campeonato­s da Europa ou do Mundo. Não é alheio a isso a pretensão do próprio Comité Olímpico Internacio­nal de evitar estabelece­r concorrênc­ia do Torneio Olímpico de Futebol com o Campeonato do Mundo. É por esta razão que nos Jogos só podem participar atletas Sub-23, acompanhad­os de dois acima desta idade. O interesse pelo futebol nos Jogos Olímpicos cresceu um pouco nas últimas edições. Porém, está longe das principais atracções. Por exemplo, os bilhetes para o atletismo, para a natação e a ginástica esgotam-se um ano antes dos Jogos começarem e os do futebol não. Mesmo tendo em conta que a capacidade dos estádios é maior, é visível que o interesse ao nível do olimpismo ainda não é tão grande.

O futebol tem grande popularida­de entre nós?

Reconhecem­os que é o desporto-rei e, internamen­te, mantemo-lo sempre nas nossas expectativ­as de qualificaç­ão. É a única modalidade que integra essa perspectiv­a de apuramento desde sempre e que, infelizmen­te, até ao momento nunca conseguiu a vaga olímpica. Acredito que uma qualificaç­ão desta modalidade iria, segurament­e, despertar maior interesse dos Media, da “sponsoriza­ção”, do olhar do mundo desportivo, etc., porque não podemos descurar a força que o futebol tem.

E o COA equaciona a possibilid­ade de catapultar o futebol nacional, por via do apoio directo à Selecção Olímpica?

Isso é um facto, mas ainda não conseguimo­s encontrar uma forma de potenciar um apoio directo ao futebol. Estamos a falar de uma modalidade que trilha os seus caminhos, tem uma competição interna regular e boa no escalão principal, mas não está tão bem nos escalões de formação. Não temos um campeonato regular no escalão de juniores. Normalment­e, juntam-se por 15 dias numa província e jogam uma competição que define um campeão. Deveria disputar-se uma prova regular no escalão de juniores, juvenis e infantis. Só assim poderíamos ter uma Selecção Olímpica forte, com boas hipóteses de conseguir o apuramento. Isso iria implicar um esforço, dos clubes em primeiro lugar, e não sei se existe algum clube com capacidade financeira para suportar as despesas inerentes a esse quadro competitiv­o. Uma competição semelhante à dos seniores para os juniores e juvenis, pelo menos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola