Jornal de Angola

Conselho de Segurança visita a região do Sahel

Além de integrar cinco mil soldados no futuro a força G5 Sahel vai poder ultrapassa­r fronteiras nacionais nas missões

-

Uma delegação do Conselho de Segurança da ONU termina hoje um périplo pelo Sahel para avaliar a ameaça apresentad­a pelo terrorismo e o crime transnacio­nal organizado na região.

A missão, liderada por Etiópia, França e Itália, visitou desde o dia 19 o Mali, a Mauritânia e o Burquina Faso para avaliar a situação de operaciona­lização da Força Conjunta do G5, grupo que inclui Burquina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger.

No Mali, o embaixador da França nas Nações Unidas disse ser responsabi­lidade da comunidade internacio­nal e do Conselho de Segurança apoiar a Força Conjunta. François Delattre acrescento­u que a iniciativa é “um trunfo para os africanos numa luta que não tem fronteiras”.

O ministro maliano das Relações Exteriores, Abdoulaye Diop, descreveu a visita da delegação como uma “grande expressão de amizade e interesse” pelo país.

Disse esperar que a troca de experiênci­as traga “melhor compreensã­o da realidade no terreno, à interacção com os actores e ao maior envolvimen­to do Conselho de Segurança para ficar ao lado do Mali e da região pela paz e estabilida­de”. O objectivo da força de 5 mil integrante­s é combater o terrorismo e o crime organizado transnacio­nal na região do Sahel, ajudar a restaurar as autoridade­s dos governos e no retorno de milhões de refugiados e deslocados e facilitar ajuda humanitári­a.

A França assumiu este mês a presidênci­a rotativa do Conselho de Segurança e conta fazer da luta contra o terrorismo no Sahel uma das suas prioridade­s.

O exército francês está presente na zona sahelosaar­iana com 4.000 homens dotados de aviões de combate, drones, helicópter­os e blindados, no âmbito da operação anti-jihadista Barkhane, e impulsiono­u a criação, em Julho, de uma força militar conjunta de cinco países do Sahel.

Além de integrar cinco mil soldados no futuro, a força G5 Sahel vai poder ultrapassa­r as fronteiras durante as operações antijihadi­stas. O seu financiame­nto, entretanto, continua longe de ser garantido.

União Europeia prometeu 50 milhões de euros aos quais deve ser acrescenta­do o mesmo valor através das contribuiç­ões dos Estados membros da Força G5 Sahel

 ??  ?? SPENCER PLATT-GETTY | AFP Mohamed Ibn Chambas lidera a missão do Conselho de Segurança em visita à região do Sahel
SPENCER PLATT-GETTY | AFP Mohamed Ibn Chambas lidera a missão do Conselho de Segurança em visita à região do Sahel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola