Jornal de Angola

Denunciada a entrada pela fronteira da Líbia

-

O ministro italiano do Interior, Marco Minetti, alertou ontem para a entrada na Europa de combatente­s estrangeir­os “saídos dos campos de batalha na Síria e no Iraque através da Líbia” e para o perigo que a fronteira sul deste país da África do Norte representa para a fronteira sul da Europa.

“Sempre o disse a todos que a fronteira sul da Líbia é a fronteira sul da Europa, onde podem passar os combatente­s estrangeir­os que regressam dos campos de batalha na Síria e no Iraque “, afirmou a meios de comunicaçã­o social italianos.

Segundo o governante, Roma reforçou as relações com o Chade, o Níger e o Mali no controlo da fronteira sul da Líbia, “onde o volume de fluxos migratório­s para Itália caiu em 25 porcento”.

“O objectivo de todos é impedir a existência de um refúgio para os terrorista­s no norte de África. É uma questão crucial mas estamos optimistas que as nossas palavras foram ouvidas”, acrescento­u.

Uma cimeira europeia destinada a encontrar soluções para conter os fluxos de migrantes provenient­es da África via Líbia decorreu em Bruxelas, referiu a União Europeia, em comunicado.

No encontro, os líderes europeus tentaram chegar a um acordo sobre os meios financeiro­s necessário­s para pôr fim à imigração ilegal provenient­e de África.

De acordo com um relatório oficial, desde 2014, pelo menos 140 mil africanos morreram afogados no Mediterrân­eo, depois de terem recorrido a embarcaçõe­s obsoletas para atravessar o mar a partir da costa líbia.

 ??  ?? ANGELOS TZORTZINIS | AFP Terrorista­s entram infiltrado­s na Europa com refugiados
ANGELOS TZORTZINIS | AFP Terrorista­s entram infiltrado­s na Europa com refugiados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola