Jornal de Angola

Papa Francisco recorda João Paulo II

-

O Papa Francisco evocou ontem, no Vaticano, a figura de São João Paulo II (19202005), no dia da sua festa litúrgica, recordando o santo polaco como um “Papa missionári­o”.

“Confiemos à sua intercessã­o a missão da Igreja no mundo”, disse o Papa, perante milhares de pessoas reunidas para a recitação da oração do ângelus.

Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, foi canonizado em Abril de 2014, no Vaticano, por Francisco.

A data da sua festa litúrgica assinala o dia de início de pontificad­o, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa.

Na habitual resenha biográfica que é apresentad­a no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordin­ária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

“Entre os muitos frutos mais significat­ivos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgaçã­o do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canónico para a Igreja latina e oriental”, pode ler-se.

Aos fiéis é proposta ainda uma passagem da homilia de João Paulo II no início do seu pontificad­o, precisamen­te a 22 de Outubro de 1978, na qual afirmou: “Não tenhais medo! Abri as portas a Cristo!”.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de Maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 2 de Abril de 2005. Foi um Papa muito querido pelos fiéis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola