Jornal de Angola

Testes são oferecidos nos locais de trabalho

-

A Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho (OIT) está a trabalhar com uma ampla gama de parceiros, incluindo governos, sindicatos e empregador­es, para realizar a iniciativa “Aconselham­ento Voluntário e Testes no Trabalho.

O programa é visto como uma parte importante dos esforços globais para reduzir as lacunas no teste e no tratamento do VIH, para que seja atingido o objectivo de acabar com a doença até 2030.

A iniciativa foi lançada em 2013 pela OIT, ONUSIDA, a Organizaçã­o Internacio­nal dos Empregador­es e a Confederaç­ão Internacio­nal dos Sindicatos. Mais de 4,1 milhões de trabalhado­res e familiares fizeram o teste de VIH e mais de 103 mil pessoas que apresentar­am resultados positivos foram encaminhad­as para o acesso ao tratamento anti-retroviral.

No Zimbabwe, por exemplo, os testes e sessões de aconselham­ento sobre o vírus foram realizados em oficinas de automóveis, fábricas de alimentos e mercados. No sector informal, unidades móveis também ofereciam o serviço aos trabalhado­res.

No Quénia, a OIT e parceiros prestam serviços de testes e aconselham­ento para o VIH para camionista­s em pontos críticos e prostituta­s. A OIT trabalha conjuntame­nte com a Organizaçã­o Central dos Sindicatos no Quénia, levando a mensagem da prevenção aos motoristas de camião.

Segundo o director-geral da OIT, Guy Ryder, cerca de 70 por cento dos homens fizeram o teste de VIH no local de trabalho, o que demonstra claramente que o local de trabalho é fundamenta­l para expandir efectivame­nte os serviços de VIH para aqueles que não estão adequadame­nte cobertos.

 ??  ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO A prevenção contra a sida salva milhões de vidas no mundo
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO A prevenção contra a sida salva milhões de vidas no mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola