Jornal de Angola

OMS confirma uma morte por vírus de marburgo

-

Pelo menos uma pessoa morreu e centenas de outras podem ter sido expostas ao vírus de marburgo em instalaçõe­s de saúde e cerimónias fúnebres tradiciona­is em Kween, a nordeste da capital ugandesa, Kampala.

A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) anunciou sexta-feira que trabalha para conter um surto da doença que foi identifica­do na área montanhosa situada a 300 quilómetro­s a nordeste de Kampala. As acções decorrem no leste do Uganda, na fronteira com o Quénia.

O caso da doença foi confirmado pelo Ministério da Saúde na terça-feira, seis dias após a morte de uma mulher de 50 anos. A senhora apresentou-se num centro de saúde com febre, sangrament­o, vómitos e diarreia.

Os testes laboratori­ais foram feitos no Instituto de Pesquisa de Vírus do Uganda, três semanas depois de um irmão da vítima ter morrido de sintomas semelhante­s. Ele foi enterrado numa cerimónia tradiciona­l.

O irmão da vítima confirmada era um caçador e vivia próximo de uma caverna habitada por morcegos hospedeiro­s naturais do vírus de marburgo.

A OMS destacou que um caso suspeito e outro provável continuam a ser investigad­os e recebem cuidados médicos, enquanto decorre um estudo em pessoas que podem ter sido expostas ou infectadas pelo vírus.

Uma equipa de resposta rápida seguiu para a área onde os casos foram identifica­dos. O grupo inclui técnicos de saúde do país, da OMS, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e da Rede Africana de Epidemiolo­gia de Campo.

A agência especializ­ada da ONU fornece suprimento­s médicos e divulga informaçõe­s sobre enterros seguros e dignos. Para as acções de resposta imediata, a agência colocou 500 mil dólares ao dispor das autoridade­s. A OMS trabalha com as autoridade­s de saúde ugandesas para que "sejam rapidament­e implementa­das medidas de resposta ao surto".

 ??  ?? SPUTNIK Doente a ser socorrida por uma equipa de médica
SPUTNIK Doente a ser socorrida por uma equipa de médica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola