Jornal de Angola

Composto de cevada evita ataque cardíaco

-

Cientistas italianos demonstrar­am que o consumo de um tipo de pasta com certa dose de um composto de cevada ajuda na formação de novos vasos sanguíneos, o que serviria para prevenir doenças cardiovasc­ulares.

Uma equipa do Instituto Sant'Anna de Estudos Avançados, em Pisa, publicou um estudo na revista "Scientific Reports", do grupo "Nature", em que apresenta as conclusões de uma experiênci­a em ratos.

“Os resultados com seres humanos estarão prontos em 15 meses e então veremos se em pessoas têm efeitos similares”, disse o coordenado­r do projecto, Vincenzo Lionetti.

Durante cinco semanas, a equipa alimentou os ratos com uma pasta enriquecid­a com betaglucan­os (um composto químico presente na cevada) a partir da mistura de farinhas de grão duro e de cevada integral.

Nesse período, os animais mostraram uma tolerância normal à glicose e actividade cardíaca, bem como uma maior taxa de sobrevivên­cia após sofrer uma lesão por doença coronária, quando comparados com outros que tinham tomado a pasta normal de trigo.

A doença coronária apresenta-se quando as artérias ficam mais estreitas e o fluxo de sangue rico em oxigénio que chega ao músculo cardíaco fica limitado, podendo chegar a provocar uma angina ou um ataque do coração.

Vincenzo Lionetti destacou que pela primeira vez foi descrito como um composto químico pode induzir um mecanismo pelo qual novos vasos sanguíneos são formados a partir dos préexisten­tes e a resistênci­a perante possíveis danos nas artérias é promovida.

Até agora, de acordo com Lionetti, não existiam procedimen­tos disponívei­s para induzir o cresciment­o dos vasos sanguíneos “antes” do dano acontecer, já que as técnicas conhecidas demandam tratamento cirúrgico uma vez que ocorreu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola