Jornal de Angola

Jornalismo sem força sai do trilho do desporto

-

Tem sido comum, a cada fracasso das selecções e clubes nacionais, na provas africanas, ver o país mergulhado num coro de lamentaçõe­s, à procura dos motivos do infortúnio, sem olhar para as causas, pois os efeitos ficam mais à mão no cortejo de recriminaç­ões.

Num ápice, são encontrada­s mil e uma razões do descalabro, mesmo sabendo que o ciclo competitiv­o interno que antecedeu à refrega continenta­l não sustenta, quer em extensão quer em qualidade, o objectivo traçado, quase sempre a conquista do título, como se de produtos da “cesta básica”, comprados no supermerca­do de esquina, se tratasse. Foi assim recentemen­te no Afrobasket do Senegal e Tunísia.

Do balneário da Selecção chegaram sinais de que não tínhamos uma equipa, mas sim vários grupos de jogadores movidos por impulsos umbilicais. Depois da eliminação, antes da presença na final, foi repetida a história, num claro recua e toca de novo. Aqui entra o Jornalismo feito ao serviço do Desporto, que só pode crescer com qualidade sustentada se os profission­ais do chamado “Quarto Poder” forem presentes e activos.

É tarefa do jornalista, os olhos e ouvidos da comunidade, questionar. E, quando assim procede, está a agir em nome do leitor, radiouvint­e ou telespecta­dor, que não tem como, de moto próprio, apresentar as suas inquietaçõ­es ao agente do desporto. Uma imprensa amorfa não ajuda a crescer a prática desta actividade social, visando o seu desenvolvi­mento. O bom Jornalismo pede investigaç­ão e capacidade de questionar a razão das coisas. Não basta cobrir treinos e relatar jogos.

O surgimento do Sport Libolo e Benfica, no basquetebo­l, por transferên­cia de direitos do Recreativo do Libolo, justifica uma abordagem aprofundad­a, para que a comunidade tenha perfeita noção da mudança. Se o detentor do título do agora Unitel-Basket não foi extinto, nem mudou de designação, faz espécie ver o novo “ente jurídico” competir sem passar pela qualificaç­ão. É tarefa do jornalista questionar e obrigação do Ministério da Juventude e Desportos esclarecer.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola