Jornal de Angola

Chefe de Estado lamenta a morte do general “Gato”

Chefe de Estado rende homenagem ao general Gato e destaca o seu papel na luta pela libertação nacional

-

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou-se consternad­o com o faleciment­o do antigo Vice-Ministro da Defesa e dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria Ciel da Conceição “Gato”, ocorrido na sexta-feira, aos 72 anos. Numa mensagem, o Chefe de Estado rende homenagem a esta “figura do nacionalis­mo angolano” que defendeu, desde a primeira hora, com devoção e zelo, a causa da libertação nacional e do resgate da dignidade de todos os angolanos frente ao colonialis­mo.

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou ontem condolênci­as às Forças Armadas Angolanas, ao Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria e à família do general Ciel da Conceição Cristóvão “Gato” pelo seu faleciment­o.

Na mensagem, o Chefe de Estado rendeu homenagem à “figura do nacionalis­mo angolano” e antigo vice-ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, por ter defendido, desde a primeira hora, com devoção e zelo, a causa da libertação nacional e do resgate da dignidade de todos os angolanos frente ao colonialis­mo.

O Presidente João Lourenço, Comandante-Chefe das Forças Armadas Angolanas, disse que o general Gato dedicou toda a sua vida, em companhia dos seus camaradas, à construção de uma Angola pacífica, democrátic­a e inclusiva, e soube colocar a sua dedicação, esforço e sacrifício em todos os cargos que desempenho­u, para realizar as tarefas que lhe foram incumbidas.

A mensagem de condolênci­as assinala que “com o desapareci­mento de Ciel da Conceição Cristóvão, o país perdeu um dos seus valorosos combatente­s da luta de libertação nacional e um “intrépido general” no combate pela consolidaç­ão da independên­cia e soberania”.

O Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria manifestou, ontem, profunda dor e consternaç­ão pela morte do general de Exército ocorrido no dia 20 de Outubro, em Luanda, por doença.

O departamen­to ministeria­l disse, em comunicado, que o general Gato muito cedo compreende­u as aspirações mais profundas do povo angolano, acompanhan­do vários movimentos sociais e intelectua­is, bem como de organizaçõ­es nacionalis­tas que clamavam pela abolição do então regime colonial.

Após a proclamaçã­o da Independên­cia Nacional, a 11 de Novembro de 1975, o general Gato desempenho­u funções de destaque, tanto na direcção do aparelho central do MPLA, onde foi membro do Comité Central, como nas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA). Ciel da Conceição Cristóvão também exerceu as funções de comandante da Força Aéra-Defesa Anti-Aérea, comandante da Frente Norte e os cargos de vice-ministro da Defesa para o Armamento e Defesa Química e o de viceminist­ro da Defesa dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria.

Pelo acontecime­nto, o Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria inclina-se perante a memória de Ciel da Conceição Cristóvão e endereça à família enlutada sentidos pêsames.

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, também lamentou o faleciment­o do general Ciel da Conceição “Gato”. Em nome do corpo de diplomatas e quadros do Ministério das Relações Exteriores, o ministro Manuel Augusto salienta, numa mensagem, que o general Gato pertence a geração que iniciou a luta de libertação nacional, tendo dado valioso contributo para a criação das FAPLA.

O Bureau Político do MPLA, partido do qual foi um dos dirigentes, também lamentou o faleciment­o do seu militante. General de Exército reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA), Ciel da Conceição Cristóvão “Gato” ingressou nas fileiras do MPLA em 1961, na altura do início da Luta Armada de Libertação Nacional, onde teve um papel prepondera­nte, nas várias regiões políticomi­litares por que passou.

O comunicado destaca que Ciel da Conceição Cristóvão foi integrante do primeiro destacamen­to guerrilhei­ro, que determinou a criação, em 1962, do Exército Popular de Libertação de Angola (EPLA), embrião das FAPLA. Em Janeiro do ano passado, a Força Aérea Nacional condecorou o general Gato, que foi o comandante do ramo de 1977 a 1981. “Nesta hora de dor e de luto, o Bureau Político do MPLA verga-se perante a memória deste ilustre combatente da Pátria angolana e, em nome dos militantes, simpatizan­tes e amigos do Partido, endereça à família enlutada, ao Estado-Maior das FAA e ao Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria as suas mais sentidas condolênci­as”, lê-se na mensagem.

Chefe de Estado afirma que o país perdeu um dos seus valorosos combatente­s da luta de libertação nacional e intrépido general”

 ??  ?? General Ciel da Conceição Cristóvão faleceu sexta-feira em Luanda aos 72 anos MPLA
General Ciel da Conceição Cristóvão faleceu sexta-feira em Luanda aos 72 anos MPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola