Jornal de Angola

Projectos de jovens financiado­s na Huíla

- Domingos Mucuta

Mais de 160 milhões de kwanzas foram disponibil­izados pelo Banco de Comércio e Indústria (BCI) para o financiame­nto de projectos de investimen­tos na província Huíla, à luz do Programa de Apoio aos Jovens empreended­ores (Projovem). Os dados foram revelados ontem, no Lubango, pelo director do Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Fernando Manuel, destacando que o processo decorre com normalidad­e. Até ao momento, o Banco financiado­r apoiou sete projectos dos ramos da agricultur­a, comércio, prestação de serviços, hotelaria e turismo e indústria de panificaçã­o. Os projectos de negócios, que geraram 25 novos postos de trabalho, são de jovens empreended­ores dos municípios do Lubango com cinco e Chibia e Humpata, com um. O director do INAPME sublinhou que a carteira de financiame­nto contemplou projectos considerad­os viáveis económicos pela capacidade para a produção de bens e serviços procurados no mercado local e nacional.

“São projectos viáveis porque antes de ser aprovados mereceram análise técnica dos consultore­s parceiros do INAPEM e pelos membros do Comité de Créditos do banco financiado­r.

As margens de inviabilid­ade são reduzidas”, assegurou.Os empreended­ores financiado­s estão a ser acompanhad­os pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, pelo BCI e pela direcção da Juventude e Despertos. Antes de concessão dos créditos, foram capacitado­s sobre gestão de negócios, técnicas de contabilid­ade, marketing e vendas.

A direcção do INAPEM continua a receber processos de empresas interessad­as na certificaç­ão e classifica­ção empresaria­l em função de critérios de dimensão e volumes de negócios, um dos requisitos exigidos pelo banco. Fernando Manuel disse que o PROJOVEM é um programa concebido para apoio financeiro aos jovens com iniciativa­s de negócios.

 ??  ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO INAPEM apoia iniciativa­s empresaria­is da juventude
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO INAPEM apoia iniciativa­s empresaria­is da juventude

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola