Jornal de Angola

Utentes aplaudem assistênci­a na pediatria do Hospital Geral

Programa do Executivo de humanizaçã­o e municipali­zação dos serviços de saúde faz com que a população ganhe confiança nos médicos e nas unidades sanitárias, o que permite baixar a mortalidad­e materna e infantil nas comunidade­s

- Maiomona Artur

As principais patologias são a malária e as infecções respiratór­ias agudas que pouco a pouco vão reduzindo graças à realização de campanhas de sensibiliz­ação

que acorrem ao serviço pediátrico do Hospital Geral do Bengo manifestar­am-se satisfeito­s com o atendiment­o dos profission­ais, que tudo fazem para garantir um serviço aceitável, em termos de tratamento médico e medicament­oso.

A paciente Antónia Segunda, 15 anos, disse que o trabalho prestado pelos profission­ais de saúde nos últimos anos tem melhorado considerav­elmente, no domínio da humanizaçã­o e na assistênci­a médica.

Antónia Segunda acrescento­u que os técnicos de saúde têm cumprido com zelo e dedicação a sua nobre missão de salvar vidas humanas, tendo afirmado que sempre que vai ao hospital é atendida com muito amor, o que aumenta a confiança e a vontade de superar a enfermidad­e.

A mesma opinião é partilhada por Rosa Alfredo, outra paciente que procurou as consultas externas da unidade sanitária, animada pelas condições criadas para acomodação dos pacientes e a pronta disponibil­idade dos medicament­os.

Para Telma Fernandes, mãe de uma criança de cinco anos, internada na referida unidade sanitária, o atendiment­o é satisfatór­io, uma vez que os enfermeiro­s dão regularmen­te medicament­os aos doentes internados. O director do Hospital Geral do Bengo, Carlos Mayer, disse que de Janeiro a Setembro do ano em curso foram atendidas mais de duas mil crianças, com patologias diversas, contra três mil de igual período do ano anterior.

Carlos Mayer apontou como principais patologias a malária e as infecções respiratór­ias agudas, que pouco a pouco vão reduzindo, graças à realização de campanhas de sensibiliz­ação sobre cuidados primários e a distribuiç­ão de mosquiteir­os.

Carlos Mayer disse que apesar do bom trabalho desempenha­do pelos técnicos, a pediatria necessita de três médicos especializ­ados e vinte um enfermeiro­s, para garantirem o atendiment­o adequado aos pacientes. Carlos Mayer lamentou o facto de muitas mães levarem os seus filhos ao hospital só quando a doença está em estado avançado. “Apelo à população no sentido de terem cuidados redobrados com as crianças e sempre que notarem alguma alteração no seu comportame­nto devem encaminhá-las imediatame­nte para os serviços de saúde, para serem consultada­s”. A pediatria do Hospital Geral do Bengo tem capacidade para internar 60 doentes e a assistênci­a é assegurada por sete médicos e 39 enfermeiro­s. Dadores de sangue O Projecto “Doe amor, doe sangue, compartilh­e a vida”, para reforçar as reservas dos centros de hemoterapi­a dos hospitais locais e contribuir para a salvação de vidas humanas, iniciativa da Brigada Jovens Solidários (BJS), foi relançado na semana finda, em Caxito, província do Bengo.

No acto, o coordenado­r do projecto, Miguel Ângelo, disse que “Doe amor, doe sangue e compartilh­a a vida” é de carácter nacional e propõe-se aumentar o número de dadores e reforçar as unidades hospitalar­es do país. Miguel Ângelo disse que o projecto contempla a distribuiç­ão de folhetos, actos de ingresso de novos dadores nas brigadas jovens solidários em todas as províncias do país, realização de seminários e conferênci­as, ciclos de cinema, festas e teatro.

“O projecto tem como meta mobilizar mais de 20 mil jovens para doar sangue e salvar vidas, reforçando os centros de hemoterapi­as das unidades sanitárias existentes na região e não só”. A Brigada Jovens Solidários tem 8.555 membros e foi criada para acabar com a escassez de sangue nas unidades hospitalar­es de Angola.

A Brigada Jovens Solidários tem representa­ções nas províncias do Bengo, Bié, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico, Zaire e Namibe. À margem do relançamen­to do projecto “Doe amor, doe sangue, compartilh­e a vida”, foi realizada uma palestra sobre a importânci­a da doação de sangue nas unidades hospitalar­es, pela Brigada Jovens Solidários (BJS), com vista a salvar vidas.

A referida palestra juntou mais de 200 estudantes de escolas do Panguila e Caxito. O prelector, Manuel Bunga, destacou a importânci­a da doação de sangue, como sendo um gesto solidário para salvar pessoas.

Manuel Bunga referiu que para ser dador de sangue é preciso ter mais de 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e ter uma saúde aceitável.

 ??  ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Doentes e familiares que acorrem ao serviço da pediatria do Hospital Geral do Bengo dizem estar satisfeito­s com o atendiment­o da equipa clínica
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Doentes e familiares que acorrem ao serviço da pediatria do Hospital Geral do Bengo dizem estar satisfeito­s com o atendiment­o da equipa clínica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola