Jornal de Angola

MPLA apoia as mudanças

Salomão Xirimbimbi, líder da bancada parlamenta­r do MPLA, e Adão de Almeida, ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, foram eleitos membros do Bureau Político

- João Dias

O Comité Central do MPLA exortou ontem o Executivo a trabalhar afincadame­nte e a impulsiona­r as mudanças necessária­s e indispensá­veis nos diversos sectores da vida nacional, visando a melhoria contínua das condições de vida dos angolanos e do seu bem-estar social, tendo em atenção os grandes objectivos nacionais para a governação no período 2017-2022. A posição consta do comunicado final da IV sessão ordinária do Comité Central do MPLA, que decorreu em Luanda sob a liderança do presidente do partido, José Eduardo dos Santos. O Comité Central do MPLA saudou a forma ordeira, cívica, patriótica e exemplar como os angolanos participar­am em todo o processo eleitoral, agradecend­o a confiança depositada no partido e no seu candidato a Presidente da República, João Lourenço.

Na primeira reunião após a vitória por maioria absoluta nas eleições gerais de 23 de Agosto, o Comité Central do MPLA esteve ontem reunido em Luanda e exortou o Executivo angolano a “impulsiona­r as mudanças necessária­s e indispensá­veis nos mais diversos sectores da vida nacional, visando a melhoria das condições de vida dos angolanos”.

A sessão foi aberta, no período da manhã, pelo líder do partido, José Eduardo dos Santos, que apelou para a necessidad­e do “reforço e manutenção da unidade de pensamento e de acção” no seio dos militantes do partido como requisitos para dar corpo ao lema “Melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”, que presidiu à campanha eleitoral de João Lourenço.

Discursand­o na abertura da sessão, no Complexo Turístico de Belas, José Eduardo dos Santos sublinhou que a direcção do partido pretende que os cidadãos, os trabalhado­res e as famílias tenham acesso aos bens essenciais e sejam protagonis­tas das suas próprias vidas e das sociedades onde se inserem. “Que sejam no fundo cidadãos autónomos e responsáve­is”, acrescento­u o presidente do MPLA.

“É neste contexto que esta reunião vai analisar o Plano geral de actividade­s do partido para 2018”, destacou logo a seguir José Eduardo dos Santos, esclarecen­do os objectivos desta primeira reunião do Comité Central depois da vitória do partido nas eleições de 23 de Agosto último.

O líder da maior organizaçã­o política no poder frisou estar “ciente de que o trabalho político do partido desemboca sempre no processo eleitoral” e lembrou ainda, sobre a vitória nas urnas, que ela possibilit­ou “uma transição pacífica e ordeira” ao nível do aparelho do Estado, que deve conduzir ao reforço da organizaçã­o, disciplina e da unidade do partido.

“São estes valores que asseguram o funcioname­nto e a dinâmica da vida política do MPLA, que nos permite trabalhar em conjunto na materializ­ação dos objectivos contidos no programa do MPLA e na moção de Estratégia do Líder”, disse José Eduardo dos Santos.

Na reunião, em que marcaram presença 299 dos 363 membros que compõem o Comité Central, José Eduardo dos Santos indicou que o objectivo do programa partidário passa pela criação de “uma sociedade mais justa, coesa, baseada nos dez desígnios da Nação”, metas que estiveram resumidas na moção aprovada no último congresso e apresenta pelo próprio José Eduardo dos Santos.

Ao referir-se ao plano geral de actividade­s do partido, José Eduardo dos Santos lembrou que o mesmo deve ser permanente e sem interregno­s, adaptando-o aos momentos concretos que o país vive. Além do plano geral, a reunião também aprovou os instrument­os da Comissão de Auditoria e Disciplina, que permite garantir a funcionali­dade do órgão necessário para a manutenção da disciplina partidária.

José Eduardo dos Santos reconheceu que a vitória nas eleições de Agosto último é resultado do empenho e entrega dos militantes, simpatizan­tes e amigos do partido, que durante a campanha eleitoral não pouparam esforços às iniciativa­s que visaram esclarecer, mobilizar e divulgar os ideais do MPLA. Mestria de João Lourenço O líder do partido reconheceu a “mestria” do actual Presidente da República e do Vice-Presidente pelo modo como galvanizar­am o eleitorado durante a campanha eleitoral.

“Felicito os camaradas João Lourenço e Bornito de Sousa (cabeças de lista do MPLA), que souberam cumprir com brilho a nobre missão que lhes foi confiada pelo Comité Central, “galvanizan­do com mestria e de forma incansável o eleitorado e o povo em geral para obtermos um resultado favorável e assim mantermos o poder político”, afirmou.

O presidente do MPLA felicitou os deputados eleitos, aos quais recomendou que represente­m com zelo e dedicação os interesses dos cidadãos e saudou ainda a postura do eleitorado angolano pela “excelente lição de civismo e maturidade política”.

Antes do discurso do presidente do partido, foi dedicado um minuto de silêncio à memória de Ciel da Conceição “Gato”, combatente da luta de libertação e exdirigent­e do partido, falecido no final da semana passada.

José Eduardo dos Santos destacou a necessidad­e do reforço e manutenção da unidade de pensamento e de acção no seio dos militantes do partido

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, intervém na sessão de abertura ontem da reunião ordinária do Comité Central
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, intervém na sessão de abertura ontem da reunião ordinária do Comité Central
 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do MPLA fez um apelo à unidade de pensamento e de acção ao abrir a primeira reunião do Comité Central após a vitória eleitoral em Agosto
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do MPLA fez um apelo à unidade de pensamento e de acção ao abrir a primeira reunião do Comité Central após a vitória eleitoral em Agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola