Jornal de Angola

Reforço do combate à imigração ilegal

-

O Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME) na província do Zaire defendeu domingo último, nesta cidade, o reforço de medidas para o combate cerrado à imigração ilegal na região.

O apelo foi feito pelo delegado provincial do Ministério do Interior, Manuel Gouveia, para quem, apesar das acções desenvolvi­das para combater o fenómeno, esforços devem ser empreendid­os tendo em conta a avalanche de estrangeir­os ilegais que aportam naquela região.

“Estamos numa zona fronteiriç­a com a República Democrátic­a do Congo (RDC). Para além dos cidadãos do país vizinho, também temos registado a entrada no território de estrangeir­os de outras nacionalid­ades”, lembrou Manuel Gouveia aos efectivos do SME, em parada. O também comandante provincial da Polícia Nacional apelou aos efectivos do SME para redobrarem a vigilância em todas as localidade­s da província, sobretudo ao longo das áreas fronteiriç­as com a região da RDC.

O combate contra a imigração ilegal deve contar com o envolvimen­to de toda a sociedade, de modo a reduzir a “evasão” de estrangeir­os no território nacional, avisou Manuel Gouveia. “Não estamos contra os estrangeir­os. Queremos apenas que os mesmos, quando pretendere­m entrar em Angola, cumpram com a Lei migratória em vigor no país”, alertou.

Manuel Gouveia lembrou que todas as semanas centenas de cidadãos estrangeir­os, sobretudo da RDC são interpelad­os e detidos pelas autoridade­s migratória­s e policiais do Zaire, por entrada irregular.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola