Jornal de Angola

Um processo antigo

-

O processo de

atribuição de posse de terras na província da Huíla é antigo e beneficia milhares de famílias que vivem no meio rural.

Neste processo de atribuição beneficiar­am já de títulos de posse as comunidade­s que vivem nos municípios da Humpata, Caluquembe, Lubango, Chibia e Cacula.

A comunidade do Capandeio, município da Humpata, também beneficiou de títulos de concessão de parcelas de terra, no âmbito do Programa de Reconhecim­ento do Domínio Útil Consuetudi­nário de Terra às Comunidade­s Rurais. Foram beneficiad­as mais de 1.300 famílias, numa área superior a 500 hectares.

Maria Madalena, 40 anos, é natural de Capandeio. Reconhece a importânci­a do título. Segundo ela, com o título, acabaram os conflitos que antes surgiam por causa da exploração de inertes.

O coordenado­r da comissão de moradores de Capandeio, Kental Papa, destacou a pertinênci­a do título de concessão de terras. A partir do momento em que recebemos o documento, estamos mais seguros.

“Ocupamos a terra há vários anos. Mais do que um direito que já era reconhecid­o, a terra passou a ter mais valor com o título de propriedad­e atribuído”, disse.

Seis anos depois de iniciado o processo para conseguir terras comunitári­as, a comunidade San, da Hupa, município da Cacula, também tem o título de concessão.

Para o soba Tchilupa, o título é importante porque confere propriedad­e às pessoas.

Segundo o conselheir­o principal da Organizaçã­o das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e Agricultur­a (FAO), António Querido, a posse de terra é importante porque promove também a agricultur­a familiar.

“A posse da terra é uma componente importante para a promoção da agricultur­a familiar, quando em Angola se fala da diversific­ação da economia”, disse.

Milhares de hectares

O director provincial da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Pescas e Ambiente, Lutero Campo, disse que foram já cedidos milhares de hectares para a produção de produtos do campo, com particular realce para os cereais e hortícolas.

Foram atribuídas terras a cooperativ­as nos municípios do Lubango, Humpata, Caconda, Chipindo, Caluquembe, Quipungo, Quilengues, Chibia e Cuvango. Os beneficiár­ios de títulos receberam ainda créditos que permitiram o fomento da actividade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola