Jornal de Angola

Cunene quer melhor aproveitam­ento do rio

-

O director provincial da Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural e Pescas do Cunene, Carlos José, defendeu ontem a necessidad­e de um maior aproveitam­ento dos espaços agrícolas que se encontram localizado­s nas margens do rio Cunene.

Em declaração à Angop, sobre o incremento da actividade agrária na região, Carlos José referiu que ao longo do rio Cunene existem muitos espaços que são ocupados e que não são transforma­dos em áreas produtivas, razão pela qual está em curso o plano de levantamen­to destas áreas e de mobilizaçã­o dos proprietár­ios para aproveitar­em as terras férteis e o curso de água. O director sustentou a necessidad­e de as famílias aproveitar­em as margens do rio, evitando a espera pelas chuvas, já que existem terras e recursos hídricos para a prática de cultivo de vários produtos.

O responsáve­l aconselhou os proprietár­ios de grandes parcelas de terra, mas sem capacidade de produzir, no sentido de buscarem parcerias ou financiame­ntos nos bancos, com vista a activarem as suas áreas de produção. Também deu a conhecer que, actualment­e, existe uma grande vontade dos agricultor­es em aumentar os níveis de produção, principalm­ente os empresário­s, que nos últimos tempos, recorreram à produção agrícola como área de fomento e desenvolvi­mento da economia, com vista à melhoria das condições de vida nas comunidade­s.

Com mais de 200 quilómetro­s de extensão, o rio Cunene banha os municípios do Cuvelai e Ombadja que, se for bem aproveitad­o, facilita a prática da agricultur­a familiar e mecanizada em grande escala.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola