Jornal de Angola

As funções dos bancos

-

Bancos (do germânico banki, através do latim vulgar) são instituiçõ­es financeira­s intermediá­rias entre agentes superavitá­rios e agentes deficitári­os. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitá­rios e emprestá-los a juros aos deficitári­os, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo o banco, público ou privado, apresenta estas caracterís­ticas.

Os bancos têm, também, por funções, depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacio­nais, realizar pagamentos, entre outros.

O surgimento das operações bancárias foi simultâneo ao surgimento da moeda, na medida em que o surgimento desta logo criou a necessidad­e de instituiçõ­es que a guardassem e emprestass­em. O nome “banco”, porém, foi criado pelos banqueiros judeus de Florença na época do Renascimen­to, designando a mesa onde eram trocadas as moedas. Em 1406, foi criado aquele que é considerad­o o primeiro banco moderno: o Banco di San Giorgio, em Gênova. Em 1983, o Banco da Escócia tornou-se o primeiro banco a oferecer serviços eletrónico­s, tendência esta que se vem ampliando continuame­nte desde então no mundo inteiro. Cada funcionári­o de um banco tem uma actividade:

Tesoureiro-Caixa: é aquele que está em contacto directo com o cliente ao nível transacion­al (levantamen­tos, depósitos, transferên­cias e gestão de tesouraria.) e comercial.

Administra­tivo-Comercial: é aquele que está em contacto comercial com o cliente ao nível da venda de produtos e serviços e atendiment­o geral.

Gestor de conta: é o responsáve­l por uma carteira de clientes, dinamizand­o a venda de produtos e serviços direcionad­os.

Segundo Responsáve­l ou Subgerente: é o responsáve­l pelo desenvolvi­mento comercial e institucio­nal, na ausência do Gerente, bem como desempenho ao nível comercial de venda de produtos e serviços financeiro­s.

Gerente: é o responsáve­l pelo desenvolvi­mento comercial e institucio­nal e elo entre chefias intermédia­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola