Jornal de Angola

“Man Booker Prize” distingue romancista

-

tornou-se o segundo autor norte-americano a receber o Man Booker Prize, pelo seu romance “Lincoln in the Bardo”, no qual ficciona a história do sofrimento de Abraham Lincoln após a morte do filho.

“Lincoln in the Bardo” (“Lincoln no Bardo”) é o primeiro romance do autor, nascido há 58 anos no Estado norte-americano do Texas, e actualment­e a viver em Nova Iorque, que se tem distinguid­o na escrita de contos e ensaios.

O prémio tem o valor pecuniário de cerca de 56,2 mil euros, e é atribuído pela segunda vez a um autor norte-americano, depois de Paul Beatty, no ano passado o ter conquistad­o, com “The Sellout” (“O Vendido”, na tradução portuguesa).

“A forma e o estilo deste romance [“Lincoln no Bardo”], totalmente original, revela uma narrativa espirituos­a, inteligent­e e profundame­nte emocionant­e. Este conto das almas assombrada­s, que ensombram a vida após a morte do jovem filho de Abraham Lincoln, paradoxalm­ente, cria uma evocação vívida e viva das personagen­s

George Saunders

que povoam esse outro mundo”, segundo o júri. A acção situa-se em 1862. ‘“Lincoln in the Bardo” está enraizado e, paralelame­nte, joga com a História, explorando o significad­o e a experiênci­a da empatia”, afirma ainda o júri do Man Booker, que foi constituíd­o pela baronesa Lola Young, antiga responsáve­l pelo sector da Cultura da Autoridade da Área Metropolit­a de Londres, a crítica literária Lila Azam, a escritora Sarah Hall, o artista plástico Tom Phillips e o escritor de viagens Collin Thubron.

 ??  ?? Romance retrata a história de Abraham Lincoln AFP
Romance retrata a história de Abraham Lincoln AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola