Jornal de Angola

Sacrinor conquista final na Academia de Futebol

Ministério da Educação apoiou iniciativa da empresa Hat-Trick que preencheu os tempos livres dos alunos

- Armindo Pereira

O Colégio Sacrinor de Cacuaco sagrou-se no domingo vencedor da primeira edição do torneio de futsal infanto-juvenil, Top Craques da Escola, ao vencer na final a Escola Pia Marta do Golfe, por 2-1, na Academia de Futebol de Angola (AFA).

A final da prova organizada pela Hat-Trick, em parceria com o Ministério da Educação, teve início com uma maratona de jogos, com a presença dos 12 finalistas, provenient­es dos diferentes distritos de Luanda, acompanhad­as das respectiva­s claques, que lotaram por completo as bancas.

Depois de serem encontrado­s os finalistas, ao cabo de 14 eliminatór­ias, entraram em acção as duas agremiaçõe­s para a decisão do título inédito. A equipa Pia Marta abriu o marcador ao terceiro minuto, vantagem de levou até ao final da primeira parte.

Com uma grande pressão, a equipa orientada por Job Francisco chegou à igualdade e, bem perto do final, fez o tento que garantiu o título, para a alegria dos adeptos, num jogo muito disputado e com incerteza até ao apito final.

Na disputa pelo terceiro lugar, a Escola 7020 da Muxima derrotou nas grandes penalidade­s a representa­nte da Sapu, por 2-1, após igualdade a uma bola no final do tempo regulament­ar.

Prestígio das estrelas

Foram várias as individual­idades presentes, com destaque para os ex-internacio­nais angolanos Akwá, Irene Gonçalves, a nadadora Nádia Cruz, o presidente da Federação de Futebol de Salão (FAFUSA), Noé Alexandre, representa­nte do Ministério da Educação para área social e escolar, Domingos Torres “Didi”, e Ministério da Juventude e Desportos, Ndilu Mário.

Os vencedores receberam um prémio de 500 mil kwanzas em equipament­os da Sport Zone. O cheque simbólico foi entregue por Domingos Didi, ao “capitão” do Sacrinor, Luís Gomes. O técnico principal dos campeões disse que o segredo da vitória esteve na entrega dos seus jogadores.

“Quero agradecer aos meus rapazes. São muito dedicados. Desde o início estávamos convictos que chegaríamo­s à final. Fizemos a leitura dos pontos fortes do adversário. Montámos uma estratégia que felizmente veio a resultar no título do torneio”, revelou Job Francisco.

Num dia cheio de futebol juvenil e de muita animação, o equilíbrio entre as 12 equipas foi a nota dominante, com jogos muito renhidos, com alguns futuros craques em destaque, como o menino Edmar (Pia Marta), Neves (Muxima) e Gelson Leal (Sacrinor), distinguid­o com o prémio de Melhor Jogador.

Em declaraçõe­s a imprensa, Domingos Torres, defendeu a formação contínua do desporto escolar, tendo em vista a massificaç­ão da prática desportiva nos estabeleci­mentos de ensino. Salientou que a sua instituiçã­o enquadra esta actividade como um método de formação para capacitar as crianças.

Carlos Alonso “Kali”, mentor do projecto, era um homem visivelmen­te satisfeito no final do torneio. Garantiu que tudo vai ser feito, juntos dos parceiros da Hat-Trick, para que a segunda edição seja uma certeza e não descartou a possibilid­ade de se levar o Top Craques da Escola para fora de Luanda.

O projecto envolveu mais de 1500 crianças, com idades compreendi­das entre os 12 e 15 anos. A escolha das instituiçõ­es de ensino foi feita com base nas condições técnicas que estas possuem para disputar o torneio.

“Quero agradecer aos meus rapazes. São muito dedicados. Desde o início estávamos convictos que chegaríamo­s à final. Fizemos a leitura dos pontos fortes do adversário. Montámos uma estratégia que felizmente veio a resultar no título do torneio

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vencedores festejam a conquista do troféu da primeira edição da prova infanto-juvenil
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vencedores festejam a conquista do troféu da primeira edição da prova infanto-juvenil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola