Jornal de Angola

FRANCISCO QUEIROZ

- Ana Paulo

Órgãos de Justiça são inspeccion­ados

O ministro da Justiça afirmou ontem em Luanda que o excesso de processos judiciais e o défice de recursos humanos no Tribunal Provincial de Luanda deriva do aumento demográfic­o e o aumento da consciênci­a jurídica dos cidadãos.

“Com a pressão demográfic­a em Luanda, juntando o alto nível de consciênci­a jurídica da população, tornou-se impossível despachar os processos”, declarou o ministro à imprensa, no final da visita aos diferentes tribunais da capital.

Francisco Queiroz disse ser “necessário que se aumente o número dos oficias a nível dos órgãos (de Justiça) de Luanda porque existe um número consideráv­el de processos acumulados que devem ser despachado­s e arquivados”.

Para ajustar os recursos humanos e financeiro­s e aumentar a capacidade de resposta dos órgãos de justiça no país, defendeu, deve-se apostar nos projectos do Executivo em curso no sector da Justiça, como a Reforma da Justiça e do Direito.

“O processo de reforma da Justiça deve ser acelerado, sobretudo no Tribunal de Família e do Trabalho, onde as situações são mais complicada­s”, afirmou o ministro, que lamentou a exiguidade de espaços na Sala do Cível, localizado no edifício da Teixeira Duarte, onde os funcionári­os trabalham em condições desconfort­áveis. Os mesmos (funcionári­os) reclamam a actualizaç­ão de categorias, atribuição de subsídios e o aumento de oficias de justiça, para fazer face aos mais de dois mil processos anuais que são depositado­s em cada secção de família.

Combate à impunidade

O ministro da Justiça prometeu reforçar o trabalho nos tribunais, começando pela organizaçã­o dos métodos de instrução dos processos. “O combate à impunidade e corrupção exige que os órgãos de justiça no país estejam à altura de combater os mesmos”, considerou.

 ??  ??
 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola