Jornal de Angola

Navio militar espanhol a caminho de Luanda

-

A corveta “Infanta Cristina” da Marinha de Guerra de Espanha vai estar no porto de Luanda entre os dias 30 de Outubro e 6 de Novembro para participar em actividade­s de cooperação militar entre as Forças Armadas Espanholas e a Marinha de Guerra Angolana (MGA).

Ao longo da semana, vão ser realizados exercícios nas áreas de segurança marítima, assistênci­a médica sanitária, mergulho, entre outras. A tripulação do navio espanhol, composta por 92 pessoas, zarpou do seu porto base em Cartagena no passado dia 16 de Agosto e está previsto que regresse para ali antes do final do ano.

Durante estes quatro meses de deslocação, o navio “Infanta Cristina” está a realizar actividade­s de cooperação com os países da costa da África Ocidental para o desenvolvi­mento das suas capacidade­s navais, com o objectivo de fomentar o conhecimen­to e confiança mútua e contribuir para segurança marítima e estabilida­de regional.

A corveta “Infanta Cristina” foi construída como a quarta corveta da classe “descoberta” pela Empresa Nacional Bazán (Navantia), de Cartagena, e entregue à Marinha de Guerra Espanhola em 1980.

Entre Setembro de 2004 e Junho de 2005, foram efectuadas obras de transforma­ção no navio.

Com base em Cartagena, as principais missões da corveta são a segurança marítima, a luta contra a contaminaç­ão marítima, a detecção e seguimento de possíveis actividade­s de imigração ilegal e a colaboraçã­o com as forças e corpos de segurança do Estado espanhol na luta contra o narcotráfi­co e o terrorismo.

 ??  ?? FOTO CEDIDA PELA EMBAIXADA DE ESPANHA Marinha de Guerra espanhola quer reforçar a cooperação
FOTO CEDIDA PELA EMBAIXADA DE ESPANHA Marinha de Guerra espanhola quer reforçar a cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola