Jornal de Angola

Quenianos votaram sem dificuldad­e

-

Os cidadãos quenianos que vivem no Rwanda participar­am, na quinta-feira, nas eleições presidenci­ais, após a anulação pelo Tribunal Supremo do primeiro sufrágio de 8 de Agosto por irregulari­dades e ilegalidad­es.

Os eleitores quenianos votaram numa assembleia de voto aberta na embaixada do seu país, em Kigali, constatou a Pana no local.

As operações de voto começaram às 6 horas locais e, até perto das 11, pelo menos 100 pessoas já tinham votado dos cerca de 850 cidadãos quenianos residentes no Rwanda e inscritos nos cadernos eleitorais.

A principal aliança da oposição queniana, a NASA, anunciou ter-se transforma­do num movimento de resistênci­a nacional e que lançará imediatame­nte um programa de desobediên­cia civil e sabotagem económica, desde ontem, após a votação nas presidenci­ais.

O líder da NASA (Super Aliança Nacional), Raila Odinga, declarou que a sua aliança se transformo­u num movimento de resistênci­a nacional porque “o Governo violou a Constituiç­ão e tenta manter-se no poder por uma autocracia eleitoral.” “Nós vamos utilizar todos os meios para defender a Constituiç­ão. Não reconhecer­emos o Governo formado após esta eleição e não respeitare­mos nenhuma ordem deste”, sublinhou Odinga, durante um comício quarta-feira, em Uhuru Park.

Odinga apelou aos apoiantes deste movimento para não participar­em nas eleições de quinta-feira e os membros da aliança foram chamados a manter-se afastados das mesas de voto.

 ??  ?? FREDRIK LERNERYD | AFP Comissão Eleitoral mantém silêncio sobre a votação
FREDRIK LERNERYD | AFP Comissão Eleitoral mantém silêncio sobre a votação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola