Jornal de Angola

China perdoa dívida de Moçambique

-

A China anunciou na quintafeir­a, em Maputo, o perdão parcial de uma dívida de Moçambique, referente a quatro empréstimo­s, no valor 239,26 milhões de yuans (cerca de 36 milhões de dólares). O anúncio foi feito durante a cerimónia de assinatura de acordos de cooperação económica e técnica entre os dois países pela viceminist­ra dos Negócios Estrangeir­os e Cooperação, Nyeleti Mondlane, e o embaixador da China, em Moçambique, Su Jian. Segundo a Agência de Informação de Moçam- bique (AIM), rubricaram os acordos a vice-ministra dos Negócios Estrangeir­os e Cooperação, Nyeleti Mondlane, e o embaixador da China, em Moçambique, Su Jian.

Nyeleti Mondlane disse depois da assinatura do documento que o perdão da dívida se reveste de importânci­a primordial por contribuir para uma melhor reprograma­ção do orçamento e aplicação dos recursos que Moçambique possui. “Este gesto do Governo da República Popular da China representa o consistent­e apoio a Moçambique na prossecuçã­o dos seus objectivos, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvi­mento económico e social”, disse.

Para a vice-ministra, o Governo moçambican­o e a China desenvolve­m uma vasta gama de projectos, incluindo nas áreas tradiciona­is de infra-estruturas, energia e recursos minerais, agricultur­a, turismo, transporte­s e comunicaçõ­es.

O objectivo da China é diminuir a pressão da dívida do Governo moçambican­o.

 ??  ?? Presidente­s de Moçambique e da China estão em sintonia AFP
Presidente­s de Moçambique e da China estão em sintonia AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola