Jornal de Angola

Famílias esclarecid­as do perigo da malária

-

Mais de 1.600 famílias residentes na localidade fronteiriç­a de Santa Clara e comunidade­s vizinhas dos municípios do Namacunde, no Cunene, foram esclarecid­as sobre os cuidadas a ter na prevenção da malária, visando a redução da doença nas comunidade­s.

A acção, que decorre desde Maio último, é uma promoção da Associação de Ajuda para o Desenvolvi­mento de Povo para Povo (ADPP) e enquadra-se no projecto de tratamento e vigilância da malária nas comunidade­s desfavorec­idas.

De acordo com a coordenado­ra do projecto, Anna Johansson, a campanha conta com 660 voluntário­s, que levam a mensagem às comunidade­s locais sobre as medidas de prevenção e tratamento da malária e as suas consequênc­ias.

Anna Johansson aconselhou as famílias a dormirem debaixo do mosquiteir­o, usar repelentes, redes milimétric­as nas janelas e portas, evitar águas paradas, entre outras formas, como principais medidas de prevenir a doença.

Por outro lada, na província do Moxico, mais de duas mil e quinhentas famílias das comunidade­s de Luxia, Sacassanje e Moxico Velho beneficiar­am de educação sanitária para prevenção de malária simples, ministrada por agentes de desenvolvi­mento comunitári­o e sanitário (Adecos).

Os dados foram avançados no Luena, pelo director do Fundo de Apoio Social (FAS), Simão Baita Paiata, informando que as técnicas de tratamento foram antecedida­s da testagem rápida em crianças e idosos.

 ??  ?? VENÂNCIO AMARAL | EDIÇÕES NOVEMBRO
VENÂNCIO AMARAL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola