Jornal de Angola

Toneladas de batata colhidas na Chibia

-

Pelo menos, 1.500 toneladas de batata são colhidas, até ao final do ano, pelo grupo empresaria­l Jardins da Yoba, no município da Chibia, na província da Huíla, informou ontem a directora da empresa, Maria de Lourdes.

A gestora fez saber que parte do produto, cuja colheita deve começar em Novembro, vai servir para fornecer o programa nacional de produção de sementes, ao passo que o restante se destina ao mercado.

Maria de Lourdes disse que a batata de calibre mais pequeno deverá ser reservada para abastecer o programa de sementes, ao passo que a mais graúda será destinada ao consumo.

A empresária adiantou que neste momento estão cultivados no município da Chibia mais de 50 hectares do tubérculo, sendo que a empresa está a criar condições para, no início do mês de Novembro, se arrancar o processo de colheita, que poderá estender-se por um mês. “Temos muita batata e de boa qualidade para sementes, assim como para o consumo imediato e vamos fornecer aos mercados da Huíla e de outras províncias do país”, disse Maria de Lourdes, sem avançar o preço a ser praticado na comerciali­zação, garantindo apenas que será acessível.

O Jardim da Yoba existe desde 2014 e além de trabalhar na agropecuár­ia, produz mel e ovos e possui uma unidade moageira industrial.

O município da Chibia situa-se a 42 quilómetro­s a sul da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, e conta com uma população estimada em 190.670 habitantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola