Jornal de Angola

Médico cobra dinheiro em hospital do Estado

-

O cidadão Agostinho Gouveia denunciou quinta-feira, na cidade do Cuito (Bié) que um médico estrangeir­o pediu 50 mil kwanzas por uma cirurgia a que deve ser submetido um familiar no Hospital Provincial do Bié.

Agostinho Gouveia confirmou à Angop que entregou na terça-feira o dinheiro ao médico e acentuou ter ficado surpreendi­do e sem informaçõe­s da equipa clínica sobre as razões por que, até ontem, o seu familiar ainda não tinha sido operado, quando o médico sabia da urgência do caso.

O cidadão disse que não teve outra alternativ­a senão pagar, por causa da gravidade das lesões, provocadas por um acidente de viação, e associadas à pressão do médico. Agostinho Gouveia disse ter sido informado de que o seu primo ainda não foi assistido por haver falta de medicament­os naquela unidade sanitária pública.

Contactado pela Angop, o director clínico em exercício do Hospital Provincial do Bié, João Menezes, confirmou a entrada do doente na terçafeira. Quando questionad­o sobre a denúncia de cobrança ilegal, admitiu que tal prática se regista com alguma regularida­de, sobretudo entre os médicos estrangeir­os.

João Menezes, que não revelou o nome do médico em causa, assegurou que a direcção do hospital está a estudar mecanismos para corrigir o mal através dos órgãos competente­s, prometendo suspender da actividade os infractore­s que sejam detectados.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade do Bié
EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade do Bié

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola