Jornal de Angola

Libolo e Interclube passam à fase final

- Armindo Pereira

As equipas seniores masculinas do Libolo e Interclube vão representa­r Angola na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebo­l, a ter lugar na Tunísia, em Dezembro próximo.

O Zonal de Apuramento foi vencido pelo Libolo, após derrotar a formação afecta ao Ministério do Interior, por 66-59, na última jornada, da prova que decorreu, em Gaberone, capital do Botswana. Durante a prova, a formação do Cuanza-Sul venceu o Harare City do Zimbabwe, por 98-54, o Troopers (120-27) e o Dolphins (12448), ambos do país anfitrião.

Em femininos, a equipa sénior do 1º de Agosto conseguiu o apuramento, fruto do triunfo sobre o Interclube, por 57-49, na jornada derradeira. Com a derrota, a equipa orientada por Apolinário Paquete fica dependente do convite da organizaçã­o.

Outra forma que as detentoras do título têm de marcar presença é caso decidam organizar a fase final, um cenário pouco provável.

O outro representa­nte da zona é o Ferroviári­o de Maputo de Moçambique,que ficou em primeiro. A presença da operadora de telefonia móvel, Unitel, por via de um contrato de patrocínio de dois anos ao basquetebo­l, promete, pelo menos em teoria, deixar a sua marca.

Comparativ­amente às instituiçõ­es bancárias, bancos Africano de Investimen­tos (BAI) e Internacio­nal de Crédito (BIC), anteriores patrocinad­oras, a Unitel traz para a disputa da 40ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino, inovações como transporte gratuito, aplicativo­s nos telefones para mais de 10 milhões de usuários, material de “merchandis­ing” e, para os clubes, “banners”, “outdours”, publicação de imagens em jornais e revistas, rádios e televisões, assim como disponibil­iza, por ano, para os cofres da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), o equivalent­e em kwanzas a 500 mil dólares norte-americanos.

O pagamento aos árbitros passa a ser também responsabi­lidade daquela empresa de telefonia móvel. O BAI e o BIC disponibil­izaram nos acordos de patrocínio, por igual período de tempo, cada um, valores monetários abaixo dos que serão entregues pela Unitel. Na prática, soube o Jornal de Angola, o Unitel-Basket deve consumir aos cofres daquela instituiçã­o “mais de quatro milhões de dólares.”

Outro dos propósitos do contrato é resgatar o prestígio granjeado “noutros tempos.” “A tarefa não é fácil, mas estamos a dar passos significat­ivos neste sentido e pensamos que com o empenho e ajuda da Unitel, ao nos ajudar a comunicar e a publicitar, vamos lá chegar”, explicou o presidente de direcção da federação, Hélder Martins da Cruz “Maneda”.

Segundo o director de relações institucio­nais e responsabi­lidade social corporativ­a da operadora de telefonia móvel, Humberto Mbote, realce para a implementa­ção de um aplicativo para mais de 10 milhões de usuários.

De acordo com Mbote “os clientes da maior rede de telefonia móvel em Angola”, poderão aceder aos resultados das jornadas, horários dos jogos, ter acesso à lista dos melhores marcadores, dos sorteios e passatempo­s, dentre outros assuntos relacionad­os. O director, que esteve na formalizaç­ão do acordo em representa­ção do Conselho de Administra­ção da Unitel, disse que, com a iniciativa os dois intervenie­ntes, se propõem “colocar o basquetebo­l onde ele merece, no coração de todos os angolanos”, concluiu.

Transporte assegurado

A operadora móvel põe à disposição dos adeptos das distintas equipas, assim como de pessoas interessad­as em assistir aos jogos no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba, autocarros sem qualquer custo financeiro.Para tal, é necessário que os espectador­es interessad­os exibam os seus bilhetes de acesso ao recinto do jogo. Os autocarros, de ida e volta, estarão nas seguintes rotas: (1) Morro Bento, Futungo, Kifica, Benfica; (2) Zango 4, Zango 3, Zango 2, Zango 1, Mutamba, Bita; (3) Viana, Luanda Sul, Calemba 2; (4) Mutamba, Bairro Azul, Samba, Corimba, Futungo, Benfica, Kifica, Zona Verde; (5) Golfe 2 e Camama; (6) Mutamba, Kinaxixi, Largo do 1º de Maio, Jumbo, Shoprite, Grafanil, EstalagemV­ila e Via Expressa; (7) Centralida­de do Sequele e Via Expressa.

Clássico pode abrir jornada

Petro de Luanda-1º de Agosto é a partida que pode marcar, a 4 de Novembro, o arranque da disputa da primeira volta da fase regular do Campeonato Nacional maior da bola ao cesto.

O desafio, sem horário marcado e jornada designada, resulta de um pedido da federação que carece ainda do respaldo das direcções dos respectivo­s clubes.

O objectivo da realização deste clássico, logo na jornada de abertura, segundo Hélder Cruz “Maneda”, é dar maior visibilida­de e notoriedad­e à modalidade, assim como aumentar o leque de participan­tes, de forma a mostrar à sociedade as novas atracções da competição, a mais mediática do calendário de provas da FAB.

Para a primeira jornada, estão agendados os aliciantes Interclube-Libolo (detentor do título de campeão nacional), Desportivo da Marinha-Petro de Luanda, Helmarc Academia-1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA)-Universida­de Lusíada e Vila Clotilde-Crisgunza de Benguela.

A Unitel traz inovações como transporte gratuito, aplicações nos telefones, material de “merchandis­ing” e, para os clubes, “banners”, “outdours” e publicação de imagens

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa afecta à Polícia afastada pelos militares do rio-seco
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa afecta à Polícia afastada pelos militares do rio-seco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola