Jornal de Angola

Madrid demite governo catalão

-

Mariano Rajoy, anunciou a demissão do presidente do governo catalão Carles Puigdemont e de toda a Generalita­t. Rajoy ordenou também o encerramen­to das delegações catalãs no estrangeir­o.

Pelo menos, 110 mil tailandese­s vestidos de preto participam do funeral do monarca Bhumibol Adulyadej em torno da praça Sanam Luang, em Bangcoc, enquanto multidões fizeram fila nas ruas.

Vestidos de rigoroso luto, os súbditos prostraram-se no solo, rezaram e choraram durante a passagem da grande carruagem dourada com a urna real que foi levada por mais de 200 soldados com uniformes tradiciona­is de cor vermelha.

No procissão solene em torno da praça Sanam Luang, localizada ao lado do Grande Palácio Real, também há monges budistas, sacerdotes hindus, bandas de música e militares com diferentes trajes de gala, com um total de 2.406 participan­tes.

Todas as ruas do centro histórico, um total de 42, estão fechadas ao tráfego desde a madrugada e há rigorosos controlos de segurança para acessar o ambiente da esplanada, onde só é permitida a passagem de tailandese­s. Dezenas de milhares de pessoas aguardaram pacienteme­nte nos controlos para conseguir chegar ao local onde aconteceu a procissão.

Nualwon Cha-ume, uma professora universitá­ria de 31 anos, explicou à Agência Efe que seis membros da sua família chegaram há dois dias, depois de conduzir o carro desde Narathiwat, uma província localizada no extremo sul da Tailândia.

“O nosso objectivo aqui é despedir-se do nosso pai”, em referência ao rei, afirmou Nualwon, acrescenta­ndo que era a primeira vez que assistia um funeral de Estado.

A procissão tem uma grande importânci­a simbólica, embora, na realidade, o caixão com os restos mortais de Bhumibol tenha sido transferid­o ontem à noite para o monumento funerário construído em Sanam Luang.

No passado, os corpos da realeza tailandesa foram organizado­s em posição fetal dentro da urna dourada, mas Bhumibol decidiu que os seus restos seriam depositado­s num caixão.

 ??  ?? LILLIAN SUWANRUMPH­A | AFP Tailandese­s saíram à rua e prestaram homenagem
LILLIAN SUWANRUMPH­A | AFP Tailandese­s saíram à rua e prestaram homenagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola