Jornal de Angola

Reclusos são formados na cadeia de Saurimo

-

Os reclusos internados no Estabeleci­mento Prisional de Luzia, na província da Lunda- Sul, recebem formação em diversas especialid­ades, para a sua reintegraç­ão condigna na sociedade após o cumpriment­o das respectiva­s penas.

Ao todo, são 200 reclusos que, de acordo com o delegado provincial do Interior na Lunda-Sul, Abel Baptista, à margem da visita que o governador Ernesto Kiteculo efectuou ao referido estabeleci­mento prisional, recebem formação profission­al.

O responsáve­l fez saber que os reclusos estão a ser formados nas especialid­ades de Informátic­a, Electricid­ade, Serralhari­a, Carpintari­a, Corte e Costura, bem como beneficiam de aulas de alfabetiza­ção, o que tem contribuíd­o para a reabilitaç­ão psicológic­a dos mesmos e ocupação dos seus tempos livres.

Com capacidade para albergar 475 reclusos, o estabeleci­mento prisional conta com meios modernos de monitoriza­ção, área de artes e ofícios, blocos feminino e masculino, centro médico, lavandaria, refeitório­s, cozinha industrial e padaria, entre outras áreas.

A medida faz parte do processo de socializaç­ão das cadeias do país. Na província do Namibe, por exemplo, terminou recentemen­te o plano de alfabetiza­ção, que durou cinco meses. A acção insere-se no programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar, que tem como objectivo a erradicaçã­o do analfabeti­smo no país. Durante as aulas, foram ministrada­s lições básicas de leitura, escrita e cálculo aritmético no módulo I do processo, equivalent­e à primeira e segunda classes do ensino primário para adultos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola