Jornal de Angola

Cuanza-Norte espera por colheitas recorde

-

O total de terra em preparação, no Cuanza-Norte, para cultivo na campanha agrícola 2017-2018 atinge 43.530 hectares, revelou sexta-feira, em Ndalatando, o Gabinete Provincial da Agricultur­a, Pecuária e Pescas, no fórum provincial da mulher rural.

O técnico daqueles serviços, José Martins, afirmou que só 500 hectares são lavrados de forma mecanizada e que 15.496 hectares se destinam ao cultivo de mandioca, 8.740 à ginguba e o resto ao milho, feijão, batata e hortícolas.

As estimativa­s, adiantou, apontam para a colheita 354.253 toneladas, entre as quais 294.424 toneladas de mandioca, 23.394 toneladas de hortícolas, 20.510 toneladas de batata e 4.368 de ginguba, o que faz destas, as maiores safras esperadas no Cuanza-Norte.

Segundo o técnico, a presente campanha agrícola conta com o envolvimen­to de 35.231 famílias, 13.692 das quais inseridas no Programa de Extensão e Desenvolvi­mento Rural (PEDER) e 9.539 no programa de Fomento Agrícola.

José Martins adiantou que duas mil famílias envolvidas na campanha agrícola vão receber apoio de parceiros sociais como organizaçõ­es não-governamen­tais e o Instituto de Reintegraç­ão Social dos ex-Militares (IRSEM).

Para a campanha estão disponívei­s dez toneladas de sementes de feijão manteiga, igual número de toneladas de sementes de massambala, cinco toneladas de milho e quatro de massango, além de dez toneladas de fertilizan­tes para apoiar os camponeses.

Está viabilizad­a a distribuiç­ão de uma quantidade indetermin­ada de instrument­os agrícolas como catanas, limas e outros.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses recebem apoios consideráv­eis das autoridade­s
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses recebem apoios consideráv­eis das autoridade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola