Jornal de Angola

Benguela precisa de 150 psicólogos

O recrutamen­to de mais profission­ais vai melhorar a cobertura a nível de assistênci­a multidisci­plinar

-

Benguela necessita de pelo menos 150 psicólogos clínicos para dar resposta célere e adequada aos casos de transtorno­s mentais que têm vindo a aumentar nos últimos tempos, deu a conhecer o coordenado­r do Programa de Saúde Mental da província.

Alberto Chama, ouvido pela Angop, acrescento­u que a inclusão de mais profission­ais melhoraria a cobertura em termos de assistênci­a multidisci­plinar, tanto nas unidades de maior referência como nos postos e centros sanitários.

O também psicólogo clínico Alberto Chama falou da escassez de profission­ais no sector sob sua coordenaçã­o, explicando que os serviços de saúde mental em Benguela funcionam com apenas 35 psicólogos clínicos.

Para o responsáve­l, os outros serviços de assistênci­a médica devem ser conciliado­s com os de saúde mental, "para que o atendiment­o seja feito de forma adequada e completa". Face à carência de quadros em Benguela, Alberto Chama explicou que o trabalho é feito de forma repartida, sendo que um médico atende diariament­e no Hospital Geral de Benguela e outro prioriza os municípios através do Programa de Saúde Mental, evitando que os pacientes percorram grandes distâncias.

“Queremos evoluir a ponto de o paciente não precisar de se deslocar quatro quilómetro­s para contactar um psicólogo clínico ou um médico psiquiatri­a”, disse Alberto Chama.

O responsáve­l afirmou ser intenção da classe que todo o clínico geral seja um potencial técnico de saúde mental, na expectativ­a de que possa prestar uma assistênci­a em tempo real, independen­temente da gravidade do caso. Falou igualmente da situação de discrimina­ção a que muitas vezes os psiquiatra­s são sujeitos.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO| EDIÇÕES NOVEMBRO A província de Benguela ainda regista um défice acentuado de psicólogos
FRANCISCO BERNARDO| EDIÇÕES NOVEMBRO A província de Benguela ainda regista um défice acentuado de psicólogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola