Jornal de Angola

Rosa Guerra divulga direitos fundamenta­is

- Adriano de Melo

Como defender melhor os direitos fundamenta­is do cidadão, em especial aqueles ligados às liberdades e garantias, é o desafio lançado sexta-feira em livro pela jurista Rosa Maria Guerra.

Como defender melhor os direitos fundamenta­is do cidadão, em especial aqueles ligados às liberdades e garantias, respeitand­o as normas estabeleci­das na Constituiç­ão da República, é o desafio proposto para análise pela jurista Rosa Maria Guerra, com o lançamento do seu livro de estreia, “O Recurso Extraordin­ário de Inconstitu­cionalidad­e - Problemas da configuraç­ão, do regime e da natureza jurídica”.

Considerad­o como o primeiro trabalho do género neste domínio das leis, o livro escrito para especialis­tas como juízes, procurador­es e advogados - e também o público - com realce para os estudantes de direito -, foi apresentad­o sexta-feira na Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, em Luanda.

Para a autora trata-se do culminar de um trabalho que requereu sacrifício­s, mas também uma “porta aberta” para uma análise mais profunda e científica do Direito Constituci­onal Angolano. A ideia, explica, é fiscalizar a constituci­onalidade das sentenças judiciais e actos administra­tivos definitivo­s e executório­s lesivos de direitos, liberdades e garantias, ou de qualquer outro princípio previsto na Constituiç­ão da República.

Resultado da sua tese de mestrado, o livro procura ainda criar bases para colmatar o vazio que existe quanto ao tratamento dos problemas jurídicos em torno do recurso extraordin­ário de inconstitu­cionalidad­e, através dos problemas fundamenta­is em torno da sua configuraç­ão, do regime e da natureza jurídica deste mecanismo processual.

Apesar de ser uma experiênci­a, por ser um tema novo, a autora acredita que o livro é de grande valia para o ordenament­o jurídico nacional. “É um mecanismo de acesso à justiça constituci­onal e uma óptima ferramenta para o cidadão ter como se defender sempre que se sentir ofendido”, considerou a jurista e docente universitá­ria.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jurista Rosa Maria Guerra
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jurista Rosa Maria Guerra
 ?? MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Exemplar do bastonário da Ordem dos Advogados autografad­o
MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Exemplar do bastonário da Ordem dos Advogados autografad­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola