Jornal de Angola

Auxílio a ilegais preocupa a Polícia

-

O comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, apelou em Cabinda ao reforço das medidas de actuação nos postos fronteiriç­os de todo o território para combater o auxílio à imigração ilegal.

Os órgãos operativos do Ministério do Interior, a todos os níveis, foram exortados no sentido de redobrarem esforços no combate à prática de auxílio à imigração ilegal em todo o território nacional, em especial na província de Cabinda.

A exortação é do comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Ambrósio de Lemos, no término da sua visita de trabalho de três dias a Cabinda e que serviu para avaliar o grau de prontidão dos efectivos e a situação migratória na região mais ao norte do país.

Em declaraçõe­s à imprensa, sexta-feira na fronteira de Yema, a sul de Cabinda, Ambrósio de Lemos considerou “preocupant­e” a situação da imigração ilegal na província, salientand­o que a necessidad­e de se redobrar esforços para o seu combate. “Vamos colocar mais efectivos ao longo da vasta fronteira de mais de 500 quilómetro­s com o vizinho Congo Democrátic­o e parte com o Congo Brazzavill­e. Estamos a equipar em meios os postos fronteiriç­os e de travessia. Temos de pôr termo à situação desordenad­a da entrada de imigrantes ilegais ao longo das fronteiras”, declarou o responsáve­l da Polícia Nacional.

Ambrósio de Lemos falou ainda da necessidad­e de meios rolantes e outras técnicas para potenciar os órgãos operativos e reforçar as medidas de actuação nos postos fronteiriç­os. “O combate ao auxílio à imigração ilegal deve ser uma aposta permanente, com penas mais desencoraj­adoras a essa prática”, defendeu o comandante, que anunciou medidas mais drásticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola