Jornal de Angola

Distribuiç­ão de energia aumenta em Saurimo

- Flávia Massua | Saurimo

A capacidade de distribuiç­ão de energia eléctrica, a partir da central termoeléct­rica de Txicumina, principal fonte de abastecime­nto à cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, pode aumentar, até à próxima semana, de 1.6 para 8 megawatts, revelou o presidente do Conselho da Administra­ção da Prodel.

O engenheiro José António Neto, garante igualmente outro aumento da capacidade de distribuiç­ão para daqui a sete meses, de mais 19.6 megawatts.

A cidade de Saurimo é alimentada também por quatro megawatts de energia provenient­es da barragem hidroeléct­rica de Chicapa, de acordo com o protocolo de entendimen­to com a Sociedade Mineira de Catoca (SMC).

Durante um encontro mantido com o governador provincial, Ernesto Kiteculo, José Neto avançou também a intenção da empresa de instalar um outro projecto, com 19.6 megawats, em grupos geradores, nas imediações da futura centralida­de de Saurimo, para banir as restrições na cidade e na periferia.

A central termoeléct­rica de Txicumina dispunha de quatro grupos geradores, com capacidade de 7.5 megawatts, três dos quais estão paralisado­s há alguns meses, por avaria.

O governador Kiteculo manifesta a pretensão de recuperar as máquinas, em tempo oportuno.

O governador provincial da Lunda-Sul acredita na melhoria da distribuiç­ão de energia na cidade e arredores, por constituir um dos “maiores problemas no seio da população” de Saurimo.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade de Saurimo fica mais iluminada nos próximos dias
EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade de Saurimo fica mais iluminada nos próximos dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola